Em 17 de abril de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Escola de Artes abre as portas para artesanato local

32681587317_524e650b5a_zA Escola de Artes e Ofícios Professor Washington Luiz José da Costa, em Itaboraí, vem a cada dia abrindo as portas para o mundo do artesanato e outras atividades gratuitas para a população. A Escola conta com cerca de 820 alunos matriculados em cursos fixos, semestrais e anuais. E oferecem os cursos de Pat Aplique, Biscuit, Reciclagem, Pintura em Tecidos, Pintura em Tela, Feltro Maternal e Feltro Festa, Pedraria, Crochê, Corte e Costura e Teatro, entre outros cursos rápidos, diferenciados, com professores convidados. E alguns que acontecem durante o período de férias escolares, destinados aos jovens e adolescentes.

A diretora da Escola de Artes, Verônica Antunes, relatou que a Escola sempre estará de portas abertas para receber os alunos. “Primeiramente agradeço ao prefeito, Dr. Sadinoel Souza, por estar conosco somando. O artesanato é conhecido por sua criatividade e faz parte da identidade cultural do brasileiro. É importante essa valorização dos empreendedores locais, que por meio das aulas aqui na escolinha de arte tiveram a oportunidade de aprimorar seus horizontes. Estamos em busca de parcerias para ampliar nossos cursos e assim seguir sempre priorizando o atendimento de qualidade a toda população. No próximo semestre abriremos mais vagas”, disse a diretora.

Durante as aulas de Feltro Maternal, os alunos aprendem quais são os materiais essenciais para iniciar os trabalhos, dicas de onde comprar, pontos mais utilizados como o caseado e ponto palito. E ainda moldes, linhas, ideias para fazer com o feltro que disponibiliza inúmeras possibilidades de criação, como as guirlandas, chaveiros, enfeites, móbile infantil, flores, bonecos e outros.  Além de qualificar os alunos para estarem aptos a desenvolver renda com suas criações. Milhares de pessoas vivem da produção e venda dos artigos artesanais e de produtos desenvolvido sem o apoio de máquinas, propondo uma importante fonte de geração de renda para a população.

40657851313_f29be4373d_zA aluna Amanda Souza, contou que através das aulas a sua vida, tanto profissional como pessoal, mudou para melhor. “Conheci os cursos que a Escola de Artes oferece através das redes sociais e na minha primeira aula me encantei pela arte do feltro. Quando estou na sala de aula é muito bom, posso aprender coisas novas, tenho amigas onde conversamos e trocarmos ideias. É uma terapia. Quando vejo o material que produzi pronto, fico numa felicidade, nem acredito que fui eu mesma que fiz. Agradeço a todos profissionais e ao prefeito por esta oportunidade que estou tendo”,  afirmou a aluna.

A professora da Escola de Artes que ministra as aulas de Feltro Festa e Feltro Maternidade, Beth Motta, conta que participou neste último mês de março do Workshop Presencial de Artesanato, em Bom Jesus do Itabapoana. Ela foi à busca de conhecimento e novidade para trazer para suas aulas. A professora conta que teve um dia proveitoso, com aulas práticas e teóricas. Esteve presente também ao evento a Silvinha Borges, do Arte em Casa, uma das maiores Youtubers de artesanato do Brasil juntamente com a Fernanda Leal, do By Fê Atelier.

“Amo o que faço e fico feliz em proporcionar a aprendizagem aos meus alunos. Adoro esta frase: o artesanato é a arte do encontro. Pois ela define estes momentos em que vivemos neste espaço vivo que é a Escola de Artes, onde ouvimos as histórias de nossos alunos e agregamos a troca de conhecimento da arte que também é uma forma de arteterapia para muitos”, afirmou Beth Motta, que anunciou ainda que através de doação de colaboradores ganhou uma máquina de costura e uma de overloque para Escola.

46899944304_098d2e8825_zDe acordo com a diretora, o artesanato além de um emprego, é também um hobby ou passatempo que muitas pessoas têm hoje. Mas o que muitos não sabem é que essa atividade é extremamente benéfica para o corpo e a mente. Ele atua no cérebro como uma forma de pausar suas rotinas habituais, inclusive como forma de introspecção para melhorar a saúde emocional.

A Escola de Arte também desenvolve projetos sociais como “Corações do Bem” que tem o intuito de confeccionar de corações de tecido, um acessório que auxilia na recuperação de mulheres que passaram pelo procedimento de mastectomia – a retirada parcial ou total da mama, após o diagnóstico do câncer. E também o projeto “Sapatinhos do Bem”, que através da doação de lãs os voluntários transformam em sapatinhos que beneficia os bebês nas maternidades. Neste ano, um projeto que ainda está em desenvolvimento será voltado para adquirir novas máquinas para a escola.

Por Sabrina Peres