Em 26 de abril de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Biblioteca Municipal faz lançamento do livro Eu-Gênio: O Sujeito do Inconsciente

46788292645_af08801258_zA Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, em Itaboraí, abriu as portas na última quinta-feira (25/04), para receber o lançamento do livro “Eu-Gênio: O Sujeito do Inconsciente”, do autor e morador do município, Jorge Gomes. O evento foi gratuito e aberto ao público. Na oportunidade foram convidados alunos da rede municipal do Ensino Fundamental II, do Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (CREMII) e as Instituições de Longa permanência para idosos.

A diretora da Biblioteca, Carla Almeida, relatou a importância da valorização dos autores e artistas da cidade. “As pessoas precisam ter a Biblioteca como referência, a mesma está de portas abertas para receber todo tipo de arte. Em 2018 passaram pela Biblioteca 15 mil pessoas, só temos a agradecer a cada um. Parabenizo ao autor Jorge pelo belo trabalho, que já esta fazendo a diferença em muitas vidas”, afirmou a diretora.

A história do livro conta sobre um personagem que sofria com a depressão entre outras histórias reais de pessoas que passaram por este momento. Segundo o autor, a ideia inicial dos seus textos foi para ajudar um amigo que estava passando por um processo depressivo, pois só um deprimido é capaz de saber qual é a sensação de estar morrendo de maneira lenta, dolorosa e angustiante. Atualmente o seu amigo encontra-se ressocializado, em um novo trabalho e bem.

“Agradeço ao prefeito, Dr. Sadinoel Souza, pelo apoio e a todos que me receberam. Sinto-me emocionado e grato em lançar hoje o meu livro. Outro ponto importante que gosto de destacar é com relação à empatia, se colocar no lugar no outro. Pois, por muitas vezes, o nosso amigo ao lado está enfrentando em estágio de depressão, pedindo ajuda e não percebemos os sinais”, afirmou o autor do livro, Jorge Gomes.

47651368332_56930dd4f8_zDurante a tarde de autógrafos do lançamento de seu livro, Jorge Gomes, contou um pouco da sua história e como surgiu seu livro. Ainda respondeu a perguntas e tirou fotos com os participantes, que prestigiaram esse momento singular.

Ao todo, 50 livros do autor serão doados para as escolas municipais, que contam com o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano). O lançamento do livro faz parte do projeto “Arte em toda parte”, que valoriza a produção de arte local e coloca à disposição um espaço para os artistas apresentarem seus trabalhos. O objetivo é dar oportunidade aos talentos locais para exporem suas obras.

Por Sabrina Peres