Em 26 de abril de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeito Dr. Sadinoel participa de curso de aceleração das metas da ONU para 2030 para municípios do Conleste

40731827293_55813442f0_zNa última quinta-feira (25/04), o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza, juntamente com a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins, autoridades de municípios vizinhos e representantes da Petrobras, participaram da apresentação oficial do Projeto Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizado pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Petrobras.

O evento aconteceu no Colégio Adventista de Itaboraí e contou com a organização do Conleste – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense, e que será o facilitador para o contato entre o PNUD e os municípios do Consórcio escolhidos pela Petrobras.

O PNUD é uma agência da rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU) – assim como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e contribui para o crescimento inclusivo e sustentável do Desenvolvimento Humano através de parcerias com o Estado, a sociedade civil organizada e o setor privado.

32754984477_46709624b8_zO prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza, ao lado da secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins, afirmou que acredita no potencial do projeto, para alavancar o município como um todo, já que os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU não são ligados somente à parte ambiental, como também ao desenvolvimento humano e à economia das cidades.

“É bastante importante que esse projeto seja realizado aqui no nosso município. Até porque, nós sofremos muito com a implantação do COMPERJ e da Petrobras”, destacou a secretária Paloma Martins.

O projeto da Petrobras e do PNUD, portanto, pretende atingir todas as regiões impactadas por construções da empresa. Por conta disso, oito municípios do Conleste (Araruama, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Guapimirim, Magé, Maricá, Saquarema e São Gonçalo), selecionados pela própria Petrobras, serão contemplados com o programa de capacitação online “Integrando Agenda 2030 e ODS”. Este plano de aprendizado será direcionado a gestores municipais, representantes de organizações da sociedade civil e do setor privado, no intuito de que esses sejam replicadores das práticas aprendidas com o programa.

Marcela Souza Levigard, gerente de Programas Sociais da Petrobras ressaltou sobre o objetivo da parceria entre a Petrobras e o PNUD. “Essa parceria que estamos fazendo com o PNUD está sendo desenvolvido em 116 municípios que ficam no entorno de operações da companhia. A parceria com o PNUD é para integrar e acelerar o alcance dos ODS e, também, identificar as metas da Agenda 2030 com diagnósticos locais que respeitem a realidade desses locais onde atuamos”, frisou Marcela.