PMI
PMI
Em 29 de abril de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Clínica-Escola do Autista tem novo espaço para Fisioterapia

46788539865_8bf79b9654_zA Clínica-Escola do Autista, instituição gerida pela Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Educação e Saúde, tem um novo espaço para auxiliar no desenvolvimento dos alunos-pacientes, a sala de Fisioterapia.

O local conta com materiais lúdicos e coloridos, como bola suíça, minhocão, bambolê e jogo de encaixe. Além de esteira, transport e maca para trabalhar relaxamento e alongamento, e ainda circuito proprioceptivo e outros. Lá, são trabalhados interação, consciência corporal, marcha, equilíbrio, reflexo e mais.

Segundo a diretora da Clínica-Escola do Autista, Márcia Novis, o novo espaço foi inaugurado no início do ano, após uma conversa entre a direção, coordenadores e as duas fisioterapeutas, Lindamara Bonfim e Tailane Coutinho.

32761428637_6ccb3aa192_z“Nós queríamos oferecer algo diferenciado para os nossos alunos-pacientes, dentro da fisioterapia. Algo lúdico, para que eles pudessem se desenvolver ainda mais na parte motora e sensorial. A sala de fisioterapia é mais um recurso para ajudar no desenvolvimento deles. Quero agradecer imensamente ao prefeito Dr. Sadinoel, por todo apoio que tem nos dado”, frisou a diretora.

Para a fisioterapeuta, Lindamara Bonfim, o novo espaço tem o objetivo de trabalhar a fisioterapia de uma forma mais agradável, menos rígida para os alunos-pacientes, pois eles têm dificuldades de manter foco e atenção.

“Brincando nós conseguimos fazer os exercícios sem que eles percebam que estão repetindo. Assim, fortalecendo e reorganizando o esquema sensorial e o corporal. E ainda trabalhando a propriocepção, concentração e foco, tudo isso de uma forma bem agradável e lúdica, com muito amor e carinho”, destacou Lindamara.

47706144471_a56f16817f_zNa sala de fisioterapia quase todos os alunos-pacientes participam das aulas. Os mesmos fazem a atividade uma vez por semana, com duração de 30 minutos. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e os pais e/ou responsáveis não participam das atividades.

Clínica-Escola do Autista

Atualmente a instituição conta com quase 200 alunos-pacientes, a partir dos dois anos de idades, residentes de Itaboraí, e outros municípios. Com um tratamento multidisciplinar, o projeto público pioneiro visa à integração de crianças e adolescentes autistas ao ensino regular, oferecidos por profissionais especializados no tema.

46788539525_ecdb16149e_zA Clínica-Escola do Autista conta com pedagogas especializadas em autismo, terapeutas ocupacionais, psicólogas, fisioterapeutas, psicopedagogas, nutricionistas, fonoaudiólogas, assistentes sociais, neuropediatra e arteterapeuta. Além de diretora, coordenadora pedagógica e de disciplina, recepcionista e serviços gerais. E fica localizada na Rua Comandante Ari Parreiras, nº 327, em Venda das Pedras – Itaboraí. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Por Thaís Azevedo 

LEIA MAIS EM PMI



Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
Fale Conosco: comunicacao@itaborai.rj.gov.br
©2019 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável