Em 29 de abril de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura de Itaboraí realiza ação social no bairro de Vila Brasil

46815856015_181a929427_zA Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou no último sábado (27/04), na Escola Municipal Antônio Carlos Rodrigues Mororó, em Vila Brasil, uma ação social destinada aos moradores do bairro.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Estevan Assis, ressaltou sobre a importância de aproximar os serviços prestados para toda a população. “Esse trabalho é possível através dessa conjunção com as secretarias municipais e parcerias, num só objetivo, que é garantir os direitos e cidadania a todo povo itaboraiense. Nossa próxima ação será no bairro de Porto das Caixas e já estamos nos movimentando com a intenção de realizar em breve casamentos comunitários na cidade”, afirmou o secretário.

Dezenas de moradores da região e adjacências estiveram presentes na ação social utilizando dos serviços oferecidos. A dona de casa, Magda Souza, levou sua filha para participar das atividades de recreação. “Excelente essa iniciativa tanto para nós adultos, que precisamos ter esses serviços mais 47732477151_4733f78dc4_zperto, quanto para as crianças interagirem, brincarem e se divertirem como está acontecendo hoje. Posso ver no olhar da minha filha que ela está bem feliz. Agradeço ao prefeito, Dr. Sadinoel por olhar por nós”, disse Magda.

Durante a ação social foram ofertados os serviços de orientações, através do Centro Especializado de Atendimento à Mulher – CEAM; Centro de Referência de Assistência Social – CRAS; cadastros novos para o Bolsa Família; Vale Social com o preenchimento de não cadastrados no CAD Único; Conselho Tutelar; cadastro de alunos da rede municipal para realização de Riocard escolar; equipe da Saúde do curso técnico de enfermagem Alcântara, oferecendo aferição de pressão e outras orientações.

Também esteve presente, a equipe Secretaria Municipal de Fazenda prestando orientações e explicações sobre isenções, principalmente para idoso e tirando dúvidas sobre IPTU; voluntários da Organização dos Advogados do Brasil –OAB, prestando orientações jurídicas; equipe do Sistema Nacional 47679308892_7929ee22d9_zde Empregos (sine); realização de novos cadastros do Programa Minha Casa Minha Vida e orientações; distribuição de mudas, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

E ainda, equipe da entomologia, da Secretaria Municipal de Saúde, que explicou sobre os insetos que existem, sua veracidade e características, como o mosquito da dengue, chikungunya e o barbeiro; larvas de mosquitos puderam ser vistas através de microscópios; apresentação do Projeto Reciclaí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Com a parceria da Orthopride, clínica de ortodontia, os presentes receberam orientações de escovação, aplicação de flúor, instruções de higiene oral e brindes.

De acordo com a moradora, Maria Luiza da Silva, que recebeu os serviços de estética e beleza esta é uma boa oportunidade principalmente para as mulheres realçarem a beleza e autoestima. “Ótimas profissionais. Adorei o trabalho da designer de sobrancelha, um momento único para mim. Desejo 40765869763_eed49860f9_zque a Prefeitura traga mais atividades como esta e melhorias para comunidade de Vila Brasil”, frisou Maria Luiza.

O momento da beleza e estética contou com manicure, limpeza de pele, corte de cabelo, esfoliação e design de sobrancelha. Para as crianças não poderia faltar o momento da recreação com pula-pula, tobogã, pintura na pele, muita pipoca e algodão doce. Houve também contação de histórias para o público infantil, com a contadora da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, Bianca Barboza. Além da dançante apresentação de capoterapia do grupo de convivência e fortalecimento de vínculo do Cras de Apollo.

“Gostei bastante dos brinquedos e também da história que a tia contou sobre o jacaré e a outra da sereia.  Quero ouvir outras bem legais assim”, disse Rayssa Silva, 8 anos.

Estiveram prestigiando a ação social, o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado e os vereadores Renato Garcia e Joana Lage.

Por Sabrina Peres