Em 30 de abril de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí realiza neste sábado (04/05), o lançamento da candidatura à Cidade Criativa

47682825752_f1a72ee1c3_z (1)Neste sábado, 04 de maio, um evento no Esporte Clube Comercial vai marcar o lançamento da candidatura de Itaboraí ao título de Cidade Criativa, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O evento vai acontecer das 13h às 17h e será aberto ao público.

As inscrições para o edital da Unesco foram abertas em abril desse ano e vão até 30 de junho, o resultado sai no final do ano e apenas as duas melhores colocadas do Brasil vão receber o certificado. Qualquer cidade do mundo pode se inscrever em uma das sete categorias: Música, Artesanato e Arte Folclórica, Cinema, Literatura, Gastronomia, Artes de Mídia e Design.

A categoria escolhida por Itaboraí é a de Artesanato e Arte Folclórica. A Escola de Artes e Ofícios Professor Washington Luiz José da Costa ficou  responsável por selecionar os artesãos locais para a exposição dos trabalhos no dia do evento, além da troca de experiências e palestras.

O município foi uma das 15 cidades escolhidas pelo antigo Ministério da Cultura, em 2018, para receber um consultor para auxiliar na candidatura. Marcelo Manzatti é o responsável por essa consultoria e destacou a importância de conseguir esse certificado.

40769274793_9a2809ee1b_z“A arte é mais uma ferramenta para integrar a sociedade. Não é só um título, isso insere Itaboraí numa rede mundial de cidades criativas”, destacou Marcelo. As outras cidades escolhidas foram Diamantina (MG), Campinas (SP), Pelotas (RS), Aracaju (SE), Taubaté (SP), Duque de Caxias (RJ),  Cataguases (MG), Novo Hamburgo (RS), Rio das Ostras (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Imbituba (SC), Santana do Parnaíba (SP) e Niterói (RJ).

O secretário municipal de Educação, Osório de Souza, recebeu com entusiasmo a notícia da candidatura. “Vai ser muito bacana. Para alavancar o turismo a gente tem que ter um fortalecimento cultural, que é a base do turismo de Itaboraí, e também é importante para a economia”, comentou.

Para Deivid Antunes, assessor da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, conseguir esse certificado será importante para o município em vários aspectos. “A candidatura de Itaboraí é extremamente importante porque ela acaba estimulando toda a sociedade civil no ramo de artesanato e arte oleira na questão de identidade da produção municipal. Se a gente conseguir integrar essa rede da Unesco, isso incentiva o turismo internacional, além de Itaboraí ser conhecida como cidade do Petróleo, ela vai ser conhecida como a cidade do artesanato também. Essa participação movimenta a sociedade e valoriza a identidade cultural dos artesãos da região”.

VOCÊ SABIA?

Criada em 2004, a rede de Cidades Criativas foi um incentivo da Unesco para a promoção e cooperação entre as cidades que enxergam na criatividade um ponto importante para o desenvolvimento urbano sustentável.

Por Larissa Bastos