Em 2 de maio de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura discute Saúde Mental e Direitos Humanos em Fórum

47691112772_99b8db2d59_zO auditório da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo ficou pequeno para a quantidade de profissionais que participaram na tarde da última terça-feira, 30 de abril, do 1º Fórum Intersetorial de Saúde Mental e Direitos Humanos e Itaboraí.

A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Programa Municipal de Saúde Mental. O encontro reuniu profissionais que possuem ligação direta ao tema, como profissionais de Saúde, Educação, Justiça, Assistência Social, conselheiros tutelares, representantes da sociedade civil, instituições sociais, igrejas, usuários da saúde mental, familiares e comunidade.

“É com muita satisfação que vejo essa sala cheia de pessoas preocupadas em ajudar o outro, em oferecer o melhor para os pacientes dos serviços assistenciais de Saúde. Só quem ganha com essa união são os nossos pacientes. Isso nos empenha, cada vez, mais buscar novos projetos para a área e alavancar a Saúde do município”, disse o secretário municipal de Saúde, presente ao evento, Júlio César Ambrósio.

47691113012_0fba5caff9_zO encontro teve como objetivo construir um importante espaço de reflexão e de pactuação de ações, que visem mobilizar os diversos atores sociais para a garantia dos direitos humanos dos usuários assistidos na rede de atenção psicossocial, numa perspectiva de promoção de Saúde, através de uma rede de serviços humanizados.

“Queremos continuar fortalecendo os cuidados com nossos pacientes da Saúde Mental e vocês profissionais têm um importante papel nesse trabalho. Este é um espaço de diálogo e discussão das várias formas de olhar os pacientes portadores de doença mental, álcool e drogas”, frisou o coordenador do Programa Municipal de Saúde Mental, Marcos Antônio Roca. Na oportunidade ele agradeceu ao prefeito, Dr. Sadinoel Souza, por acreditar no trabalho que realizam e nos projetos que estão por surgir.

Na programação, temas como “Serviços da rede de proteção psicossocial”; “Rede intersetorial e sua importância para o cuidado na atenção 33866815518_e3b022abdc_zpsicossocial” e “Políticas do município sobre álcool e outras drogas”, foram apresentados pelo psicólogo e coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto, Guilherme Manhães Ribeiro e a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), Joyce Barros Pereira.

“Fico feliz em ter este espaço para participação em que temos a oportunidade de discutir assuntos que, muitas vezes, ficam esquecidos pelo poder público e que são importantes para nossos pacientes”, disse a enfermeira, Cristiane Pereira.

Por Marcely Figueiredo