PMI
PMI
Em 2 de maio de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí recebe Projeto Caminhada Cultural

20190501_102229Na manhã da última quarta-feira (01/05), a cidade de Itaboraí recebeu a “Projeto Caminhada Cultural”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e a Agência de Turismo, Marcos Jardim Turismo. Na ocasião foi realizado um tour pelo Centro Histórico de Itaboraí.
Com a finalidade de valorizar a história da cidade, agregar conhecimento e alavancar o potencial turístico cultural da cidade, a 1ª de muitas caminhadas culturais do município, teve um percurso de 7 km, partindo da Praça de Venda das Pedras e passando por diferentes pontos históricos, turísticos ambientais de Itaboraí, até chegar a Praça Marechal Floriano Peixoto (Centro Histórico), atraindo aproximadamente 50 pessoas de várias idades.
20190501_084844“Este 1º de maio de 2019 vai ficar para a história. Fizemos a 1ª Caminhada Cultural da cidade de Itaboraí. Temos a certeza que os participantes enriqueceram ainda mais o seu conhecimento sobre a história local e nacional, o que só irá aumentar esse amor e pertencimento por esta cidade chamada Itaboraí”, afirmou Marcos Jardim, guia Turístico e proprietário da Agência de Turismo, Marcos Jardim Turismo ao lado do Miguel Lucas Pereira, 08 anos, seu parceiro de caminhada.
O circuito foi conduzido pelo Guia de Turismo, Marcos Jardim e pelo historiador, Deivid Antunes. Dentre os locais visitados, importantes Paróquias como São Pedro Apóstolo (Venda das Pedras) e São João Batista (Centro). Esta última, em 1672, o ex-tropeiro e fazendeiro, João Batista Vaz Pereira, por devoção, ergueu uma modesta capela de pau-a-pique para Nossa Senhora de Conceição e São João Batista na fazenda do Iguá, como era conhecido o local antigamente.
20190501_103751A participante da caminhada,Silvana Mattos, relatou sobre a importância de valorizar os pontos turísticos da cidade. “Gostei bastante, conheci mais fundo um pouco da história do nosso município, sobre como nasceu o Centro Histórico de Itaboraí e os outros fatos relevantes da minha cidade. Não podemos deixar morrer estas caminhadas que são muito informativas”, frisou Silvana.
Por Sabrina Peres
LEIA MAIS EM PMI



Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
Fale Conosco: comunicacao@itaborai.rj.gov.br
©2019 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável