Em 10 de maio de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Cartão SUS digital em Itaboraí aproxima a população aos serviços de Saúde

cartao-sus-online-1Para que a população tenha mais agilidade na marcação de consultas e exames, a Prefeitura de Itaboraí faz um alerta sobre a importância de possuir o Cartão SUS.

No município são, em média, emitidos 250 cartões por dia, em quatro diferentes locais: Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, Centro; Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva e Secretaria Municipal de Saúde, ambos em Nancilândia e a Unidade de Saúde da Família, em Visconde de Itaboraí.

A grande novidade é que a população já pode realizar suas marcações de consultas e exames com o Cartão SUS digital. As unidades de saúde de Itaboraí já aceitam a versão digital do documento, desde que seja apresentado no momento da marcação um documento de identificação. Para utilizar é necessário instalar no smartphone o aplicativo de nome “Meu digiSUS”, do Ministério da Saúde e seguir as orientações.

O prefeito de Itaboraí fica satisfeito em oferecer a população mais comodidade nos atendimentos a população. “Este é o primeiro passo para a transformação que está sendo feita para a modernidade do sistema. Em breve a população poderá agendar suas consultas do próprio aparelho de celular”, comentou o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza.

“É importante lembrar que em casos de urgência e emergência, o paciente não deixa de ser atendido nas unidades públicas de Saúde se não apresentar o cartão. Mas para exames, consultas e cirurgias eletivas, a apresentação do cartão de forma física é indispensável”, afirmou o secretário de municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Cartão do SUS é hoje um documento tão importante quanto o CPF. Ele é solicitado em matrículas escolares, em posse de concurso e até em programas sociais como o Vale Renda e o Bolsa Família.

Para a confecção do Cartão SUS, a população poderá procurar uma das unidades de saúde abaixo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário Carteira de Identidade, CPF, Certidão de nascimento ou certidão de casamento e comprovante de residência.

– Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha – Avenida Vereador Hermínio Moreira, s/nº – Centro

– Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva – Rua Prefeito Álvares de Carvalho Junior – s/nº – Nancilândia

– Secretaria Municipal de Saúde – Estr. Pref. Álvaro de Carvalho Júnior, 732 – Nancilândia

– Unidade de Saúde da Família de Visconde de Itaboraí – Av. Pres. Médici, Lote 02 – Qd 08