Em 10 de maio de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Educação realiza capacitação do PNAE

40845974763_9f040da669_zA Secretaria Municipal Educação, por meio do Centro de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizou na manhã da última quinta-feira (09/05), no Salão Nobre da prefeitura de Itaboraí, a capacitação continuada para profissionais envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A formação teve objetivo de qualificar ainda mais os profissionais do município.

Durante quatro dias, as agentes do CECANE/UFF Lúcia França e Adriana Carvalho estiveram visitando e acompanhando todo o trabalho realizado pela nutricionista responsável técnica Mariana de Oliveira que está à frente do Programa de Nacional Alimentação Escolar/PNAE em Itaboraí.

“Estas capacitações são importantes, pois podemos ampliar nossa visão no âmbito da merenda escolar. Durante a visita do CECANE foram destacados pontos da alimentação escolar, o andamento do controle e qualidade e outros pontos positivos, que foram notificados pelas agentes. É claro que temos ajuste a fazer, e vamos nos empenhar para nos adequar e oferecer o melhor para nossos alunos”, afirmou Mariana de Oliveira.

40845975253_556fe1f5f1_zDurante a formação os gestores, nutricionistas, membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), representantes da Agricultura Familiar e responsáveis técnicos pelas compras públicas das cidades de Itaboraí, São Gonçalo, Rio Bonito, Tanguá e Niterói estiveram interagindo e tirando dúvidas, e ainda compartilhando experiências vividas. Além disso, foram debatidos assuntos referentes à elaboração e implantação do Manual de Boas Práticas, de acordo com a realidade de cada unidade escolar; a interação com os agricultores familiares e empreendedores familiares rurais de forma a conhecer a produção local; aplicação do teste de aceitabilidade dos alimentos; diretrizes e marco histórico do PNAE; planejamento e acompanhamento dos cardápios da alimentação escolar. Além de ações na área da educação alimentar e nutricional para a comunidade escolar, sendo articuladas com a coordenação pedagógica da escola da rede, entre outros assuntos.

“Foi ótimo realizar este encontro. Tudo ocorreu como planejado, podemos perceber como a questão da merenda escolar tem avançado e está progredindo. A troca de saberes entre os municípios, os novos aprendizados que trouxemos também foram extremamente válidos. Assim fortalecendo a área de alimentação e nutrição no contexto escolar”, relatou à coordenadora CECANE/UFF, Patrícia Camacho.

46896022005_ff6359e995_zO presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) da cidade, Júlio Cesar de Jesus Santos, relatou a importância da merenda escolar em diversas esferas. “A necessidade de um cardápio amplo é importante. É preciso também a parceria com a Agricultura Familiar, pois muitos precisam se adequar ao processo para assim ter participação no fornecimento de alguns alimentos que compõe alimentação escolar. Em Itaboraí vejo que questão da alimentação escolar tem avançado bastante e creio que irá melhorar ainda mais. Outro ponto que tem feito a diferença é a educação alimentar através dos hábitos alimentares que são ensinados nas escolas, onde os alunos levaram para vida”, ressaltou o Júlio Cesar, destacando a relevância da participação da sociedade civil abrindo este dialogo.

Em Itaboraí, os agricultores rurais promovem o fornecimento no mínimo de 30%, previsto por lei, por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que concede crédito rural aos agricultores e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que permite o fornecimento de alimentos para a alimentação escolar.

46896023595_0202b6a6ec_zPara o agricultor rural da cidade, Lenilson Pombo, este serviço é de incrível valor para o fomento da renda. “Vivo e sobrevivo do fornecimento de alimento para as escolas da cidade. Ofereço alimento como colorau, farinha, banana prata, banana d’água, tangerina e outros. Estes momentos onde acontecem as capacitações e troca de informações são enriquecedores para nós”, afirmou Lenilson.

Por Sabrina Peres