Em 30 de maio de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Educação realiza formatura de alunos do curso de montagem e manutenção de computadores

47960019576_86e2d6be56_zO Núcleo Tecnológico Municipal Educacional – NTME, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e a Subsecretaria de Projetos Especiais, realizou nesta quarta-feira (29/05), a formatura dos alunos do curso de montagem e manutenção de computadores. A capacitação visou proporcionar aos alunos o conhecimento necessário para compreender e solucionar problemas na montagem e manutenção de microcomputadores, realizando manutenção preventiva e corretiva.

Durante a solenidade o prefeito, Dr. Sadinoel Souza, parabenizou a toda equipe pelo empenho dedicação e a todos os formandos. “Esta é uma pequena mola propulsora para iniciar a vida tanto profissional como econômica. Estamos buscando recursos em Brasília para trazer o melhor para cidade e vamos providenciar um kit para os próximos alunos que finalizarem os cursos iniciarem seus trabalhos”, afirmou o chefe do Executivo.

47959993038_d86b3e6dff_zAs aulas do curso foram realizadas na própria sede NTME, sendo uma vez na semana com carga total de 42 horas, com 14h de aulas teóricas e 28h práticas. Foram destacados conteúdos básicos de montagem e manutenção de computadores, como noções básicas de eletricidade e eletrônica; história e evolução dos computadores e sistema de numeração. Além de unidades de grandeza na informática; arquitetura dos processadores e barramentos; conhecendo a placa-mãe com suas conexões; memória rom; memória ram; conhecendo as unidades de discos ópticos; placas de vídeo, entre outros.

“Momento importante esse, onde jovens alunos da cidade estão buscando a qualificação. Em breve a Praça CEUs será inaugurada onde contará com diversos equipamentos e ainda um telecentro, onde abrigará outros cursos, gerando oportunidade de qualificação para outros cidadãos”, afirmou o secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza.

47959984292_9a16775f7a_zO assessor técnico e professor, Jorge Luiz da Fonseca, relatou emocionado a sua felicidade em ver seus alunos formados e ainda contou um pouco sobre sua trajetória de vida. “Estou feliz demais, parabenizo a todos os alunos pela determinação, vontade e interesse. Vocês precisam estar preparados, pois a oportunidade vem muitas vezes sem avisar. Portanto não parem, façam outros cursos se preparem”, afirmou ao lado da assessora técnica, Damaris Rodrigues, que destacou estar no projeto desde o início da fundação e é um orgulho esse momento da entrega dos certificados.

47959983412_6d68922cc8_zDe acordo com o coordenador do setor de Tecnologia da Educação, Cássio Valença, o curso é uma boa oportunidade para os alunos e a comunidade em geral poderem se capacitar e agregarem conhecimento. Além de promover a inclusão social e a construção da cidadania dos nossos alunos.

O formando Vinicius Silva de Brito, morador de Itaboraí, que fez o curso e hoje está recebendo o seu certificado relatou sobre suas experiências. “Agradeço a Prefeitura e toda equipe do curso pela oportunidade e pelo compromisso. Sou eletricista, já fiz outros cursos e esse foi um dos melhores, pois as aulas foram realmente práticas, nos colocamos a mão na massa e fizemos a aplicação do nosso conhecimento nos computadores. Gostei bastante”, contou Vinicius.

Todos os alunos participantes ao final da formatura receberam a sua certificação de conclusão de curso.

Por Sabrina Peres