Em 30 de maio de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí recebeu apresentação do Dossiê Mulher 2019

47967555073_5659067795_zAconteceu na tarde da última quarta-feira (29/05), uma apresentação do Dossiê Mulher 2019, no Esporte Clube Comercial, no Centro de Itaboraí.  Os dados mostram os casos de violência contra a mulher no Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2018.

Marisa Chaves, fundadora do Movimento de Mulheres de São Gonçalo (MMSG), falou sobre como o processo para criminalizar especificamente os agressores de mulheres caminhou a passos lentos. “O Brasil avançou muito na década de 90 quando nós participamos de conferências internacionais e o país pactuou compromissos para combater a violência contra a mulher. Mas ainda demoramos muito até avançarmos mais, nos diferentes tipos de ataques que elas sofrem, como violências física, sexual e psicológica. Somente com a Lei Maria da Penha que passamos a entender que a mulher muitas vezes é forçada a emprestar seu nome para abrir uma empresa, assinar uma procuração dando plenos poderes ao companheiro e muitas vezes ficando ausente de qualquer processo decisório”, explicou a assistente social.

47967538617_1f9da454c3_zO prefeito, Dr. Sadinoel Souza, falou do desejo de criar uma forma de atendimento específico, na região, para poder atender as vítimas de violência. “Queremos fazer uma comissão com o poder Executivo, Legislativo e Judiciário para que as mulheres não sejam ainda mais maltratadas do que já são. Para essas vítimas terem com quem e aonde denunciar, porque até mesmo dentro de casa as pessoas duvidam de você, a vítima precisa de apoio”, declarou.

Estiveram presentes também, os secretários municipais de Desenvolvimento Social, Estevan Assis; de Segurança Pública e Defesa Civil; Luiz Alberto Mendonça; os vereadores Eneas, Rogério Filgueiras, Marcos Araújo e Joana Lage; o capitão  Gustavo Mateus, coordenador do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCS) do Rio de Janeiro; Dr. Leonardo Luis Macharet, delegado da 71ª Delegacia de Polícia de Itaboraí; Drª Diana Madureira, representando a comissão da OAB Mulher de Itaboraí; o tenente-coronel Marcello Henrique Guimarães, comandante do 35º Batalhão de Itaboraí e Dr. Antônio José Dias, procurador geral do Município.

47967538482_2fe82bbec8_zNesta sexta-feira (31/05), às 10h, será realizada uma palestra sobre o Desdobramento da Lei Maria da Penha, no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí, na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro. E contará com a palestra da Drª Juliana Cardoso Monteiro de Barros, juíza titular da 2ª Vara Criminal de Itaboraí. Além da apresentação do projeto Patrulha Maria da Penha, do 35º Batalhão de Polícia Militar de Itaboraí.

Por Larissa Bastos