Em 31 de maio de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí celebra Dia Mundial sem Tabaco

Caminhada Antitabagismo de Itaboraí (4)O Dia Mundial sem Tabaco foi lembrado em Itaboraí, com ações de conscientização nesta sexta-feira (31/05), com o tema “Saúde Pulmonar e Tabagismo”. A programação gratuita foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

Na oportunidade foram realizados alongamentos, caminhadas e atividades físicas, com a educadora física, Renata Abreu. E teve o intuito de promover o bem-estar e auxiliar na qualidade de vida dos fumantes. Os participantes caminharam da sede do Programa, na antiga Secretaria de Saúde até a Praça de Jardim Imperial, e lá realizaram atividades físicas, com atividades próprias para pacientes do tabagismo. E finalizando com um lanche comunitário, na sede.

Para a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Julia Helena Costa, atualmente o Programa no município conta com aproximadamente 100 inscritos, que estão na luta para deixa o vício. “O objetivo deste evento é comemorar o dia mundial de combate ao fumo, algo tão difícil de ser abandonado por conta própria. Por isso, a importância do Programa”, disse Julia, ao lado da psicóloga do Programa, Vânia Rogéria Ferreira.

Caminhada Antitabagismo de Itaboraí (3)Presente ao evento, Maria das Neves da Silva, 56 anos falou sobre sua experiência com o cigarro, e a luta para deixar de fumar. “Eu já tinha participado deste programa há uns 10 anos, mas não consegui deixar de fumar. Voltei no início do ano, pelo meu marido e por mim. Ele fumava muito e teve complicações na Saúde por conta do cigarro, e com isso teve que parar com o vício, mas eu não. Vendo a situação dele, também decidi para de fumar, e com a ajuda do Programa Municipal, dos encontros com outros fumantes e palestras, que temos aqui eu nunca mais fumei. Minha Saúde melhorou e tenho certeza que irá melhorar ainda mais”, disse a moradora de Outeiro das Pedras, que fumava uma média de uma carteira de cigarro por dia.

Tratamento

O programa da cidade de Itaboraí oferece ao paciente apoio com profissionais de psicologia, como também medicamentos, em caso de necessidade. É desenvolvido pelo Ministério da Saúde, com apoio do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Dona Maria das Neves participa do programa antitabagismo na Secretaria de saúde de itaboraíO tratamento conta com troca de experiências entre os fumantes decididos a deixar o hábito de fumar, e ainda de reforço com medicamentos (para os casos de crises de abstinência), acompanhamento psicológico e médico, se necessário. Além do testemunho de quem já conseguiu parar de fumar.

Inscrições

Os interessados em abandonar o vício do cigarro devem morar em Itaboraí e comparecer pessoalmente, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ao Programa Municipal de Controle do Tabagismo, localizado na Rua Desembargador Ferreira Pinto, número 9, sala 5-A (antiga sede da Secretaria Municipal de Saúde).

Entenda:

O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.

Por Thaís Azevedo