Em 31 de maio de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura de Itaboraí recebe palestra sobre Lei Maria da Penha

Prefeito sadinoel participou de Palestra sobre desdobramentos da Lei Maria da Penha que aconteceu no salão nobre da Prefeitura de Itaboraí (5)Na manhã desta sexta-feira (31/05), foi realizada uma palestra sobre os Desdobramentos da Lei Maria da Penha e também a apresentação do Projeto Patrulha Maria da Penha, no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí, no Centro.

A Drª Juliana Cardoso Monteiro de Barros, juíza titular da 2ª Vera Criminal de Itaboraí abriu a palestra falando sobre os dados de violência contra mulher que encontrou em cidade. “Analisando os dados estatísticos, pude perceber que a distribuição de violência doméstica é algo três vezes maior do que a distribuição da própria Vara, ou seja, isso é um alerta. Isso sem contar com o feminicídio. Logo que me deparei com essa informação, fui verificar e em uma palestra no Tribunal fiquei sabendo sobre o projeto denominado Patrulha Maria da Penha. Entrei em contato com o comandante do batalhão, comentei sobre a possibilidade de fazermos essa parceria e fui prontamente atendida. Com isso nós disponibilizamos uma sala de atendimento para as mulheres e conseguimos uma equipe técnica também para auxiliar e analisar os casos”, destacou a juíza.

Prefeito sadinoel participou de Palestra sobre desdobramentos da Lei Maria da Penha que aconteceu no salão nobre da Prefeitura de Itaboraí (3)O prefeito Dr. Sadinoel Souza falou da importância do engajamento da população nessa luta contra a violência doméstica. “Nada valeria a pena se eu não abrisse as portas da Prefeitura para discutir segurança. Nunca tinha visto esse Salão Nobre tão cheio para falar sobre algo tão importante. Unindo forças da Polícia, do Poder Executivo, do Judiciário, é assim que vamos fazer uma cidade mais segura. Estamos lutando por um monitoramento da cidade toda”, disse o prefeito.

Palestra sobre desdobramentos da Lei Maria da Penha aconteceu no salão nobre da Prefeitura de Itaboraí, e teve varias autoridades presentes (8)Delegado da 71ª Delegacia de Polícia de Itaboraí, Dr. Leonardo Luis Macharet, falou de como encontrou os números quando assumiu a delegacia da região. “Quando a gente fala de violência doméstica, fiquei chocado no município de Itaboraí com a quantidade de inquéritos policiais acerca desse tema e resolvi fazer um estudo. Aprofundando-me, vi que nós temos aqui na delegacia tramitando, hoje, 4.500 mil inquéritos policiais sobre violência doméstica , quase 70% deles trata de lesões corporais. É muito alarmante esse número de inquéritos que está em tramitação nesse momento. Peço que as pessoas se tornem multiplicadoras de combate a violência doméstica, incentivem que mulheres não tenham postura submissa. Que elas denunciem a agressão da primeira vez que ocorrer, pra que elas façam o exame de corpo de delito”, finalizou Dr. Leonardo.

Também compareceram os vereadores Joana Lage, Paulo Alves e Agnaldo Coutinho; os secretários municipais de Desenvolvimento Social, Estevan Assis; de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza; de Saúde, Júlio Cesar Ambrósio; de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Alberto Mendonça e o tenente-coronel Marcello Henrique Guimarães, comandante do 35º Batalhão de Itaboraí.

Por Larissa Bastos