Em 3 de junho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Universitários visitam Parque Municipal Paleontológico, em Cabuçu

47993503102_a2c70b5854_zNo último domingo (02/06), alunos da Faculdade Cenecista de Itaboraí (Facnec), visitaram o Parque Natural Municipal Paleontológico de São José, em Cabuçu. A visita faz parte do calendário de comemoração pela semana do Meio Ambiente, que tem o dia 5 de junho como data oficial. Os estudantes fizeram o plantio de 50 mudas de espécies variadas, além de conhecer o local e assistirem uma apresentação sobre a história do parque e de Itaboraí.

Paloma Martins, secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, compartilhou o que espera de uma semana tão importante quanto à do meio ambiente. “O dia 5 de junho é uma data que de um modo geral faz as pessoas refletirem sobre as consequências do que estamos fazendo com a natureza. Aqui no município procuramos comemorar, relembrar e incentivar um momento de reflexão com relação à preservação ambiental de Itaboraí. Temos uma das menores coberturas vegetais no Estado do Rio de Janeiro e buscamos sempre incentivar tanto a parte do replantio com plantas nativas da Mata Atlântica quanto a Educação Ambiental. Esse ano a semana do Meio Ambiente está sendo realizada em parceria com o Projeto Reciclaí, que vem sendo desenvolvido aproximadamente há um ano e meio pela nossa gestão. Ele trata diretamente de coleta de recicláveis, sobre tudo nas escolas”, destacou a secretária.

47993547916_f06a183156_zCoordenador do curso de Administração da Facnec e professor de Direito Ambiental, Pando Pandeff, explicou como essa iniciativa pode ajudar de forma prática os alunos. “A gente usa a área para trazer os alunos para atividade de campo. Não é porque são estudantes de administração ou direito, que parece que não tem associação, mas na verdade tem total. Temos aqui três fatores sociais interagindo tanto pela ótica da gestão quanto pela a ótica do direito aplicado, no caso o direito ambiental. Trazer esse pessoal para cá e tentar colocá-los dentro do contexto de realidade, então não é só teoria, é teoria aplicada”, disse o professor.

Ana Claudia Santana, 43 anos, aluna do curso de Pedagogia, falou de como esse tipo de atividade vai ajudar em seu futuro como professora. “No nosso atual período estamos estudando uma matéria que se chama Educação Ambiental. Estamos trabalhando muito a parte de sustentabilidade, sobre preservação dos recursos, da valorização daquilo que temos e usar com sabedoria o que a natureza nos dá. É muito importante essa visita porque sou morada de Itaboraí, mas nunca tinha vindo aqui no parque. Não conhecia e essa tem sido uma experiência gratificante. Poder conhecer e participar desse momento de construção de um novo pensamento do quanto à natureza é importante. Esse lugar é muito rico em história e provavelmente quando eu tiver uma turma, vou querer trazer meus alunos aqui para conhecer e descobrir um pouco mais da história de Itaboraí”, disse a aluna.

47993548301_fa50035c88_zPara conseguir uma visita no parque, é necessário mandar um e-mail (semmaurb.ma@itaborai.rj.gov.br) para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo para marcar uma data. É preciso o acompanhamento dos guardas do Grupo de Estudo Paisagem e Planejamento Ambiental (GEPPAM).

Por Larissa Bastos