Em 3 de junho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí: Escola de Artes celebra seu 29° aniversário

47979705906_e6afe73150_zArtesanato, música e muita alegria fizeram parte das comemorações do 29° aniversário da Escola de Artes e Ofícios Professor Washington Luiz José da Costa, em Itaboraí, que aconteceu na última sexta-feira (31/05).
O secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza, relatou que é uma felicidade estar participando deste importante momento de celebração. “As portas da Secretaria sempre estarão abertas para vocês. O amor e carinho que os professores e alunos têm pela escola são incríveis. Parabenizo a todos”, disse o secretário.
A programação contou com a apresentação do coral Vozes de Itaboraí, que é um projeto da Prefeitura de Itaboraí, gratuito e voltado para a 3ª idade. Em seguida, o artista Flávio Cavalcante realizou uma palestra onde contou um pouco sobre sua trajetória de vida e como o artesanato o acompanhou e está presente até os dias de hoje. Atualmente ele expõe suas obras de tear com linhas e pregos na Feira do Lavradio, no Rio e no Campo São Bento, em Niterói.
47979706666_19dfc7316c_zSimultaneamente aconteceu às gincanas dos alunos do curso de desenho e pintura em tela. O 1°lugar ficou com Victor Andrade; 2° lugar Júlia Diniz; 3° lugar Rafael Diniz; 4° lugar Arthur Viana e 5° lugar Beatriz Antunes. O público votou e puderam escolher entre os cinco desenhos dos jovens artistas, com idade entre 7 e 10 anos, que ganharam kits de pintura em quadros, desenhos e livros.
Ainda na parte da manhã a professora Beth Motta bateu um papo enriquecedor com os participantes do Coffee break, onde ofereceu orientações sobre os segmentos de venda do artesanato e outros assuntos.
O Workshop de patch apliquê ficou por conta da professora Márcia Cristina, que ensinou os participantes a fazerem aplicação de recortes de tecido com termocolantes, em bolsas de algodão cru. Já no Workshop de pintura em Stencil, a professora Iracenilda Coutinho apresentou a técnica de Stencil, onde é utilizada uma lâmina de acetato recortada perfeitamente a laser com diversos tipos de desenhos. No caso o desenho escolhido foi o da artista Frida Kahlo e foi aplicado em bolsa de algodão cru.
47979647833_cb82323ce3_z“Parabenizo a escola e agradeço por ela existir. Aprendi coisas que eu duvidava que conseguiria fazer e através dos ensinamentos das professoras e incentivo estou melhorando a cada dia. Quando venho para as aulas me sinto renovada”, afirmou aluna da Escola de Artes, Zilma da Silva, 87 anos.
Também ocorreu a oficina de obras do berço, com a professora Sílvia Marta. Foram feitos sapatinhos, casaquinhos e toucas, que serão doados para mães que estejam no final da gravidez, por meio da pastoral da criança da cidade.
Na parte da tarde às gincanas do curso de desenho e pintura em tela foram com os alunos de 13 a 19 anos. O 1° ficou com a Mariana Pio e o 2° com a Isadora Silva, que ganharam uma prancheta de desenho Trident; o Alan Ramos ficou com o 3° lugar e recebeu um kit de desenho. Logo após com a direção do professor Zeca Palácio, foi apresentada uma peça teatral com o artista convidado Sérgio Santal.

47979704316_cbd41b0229_zE oficina de auriculoterapia com a fisioterapia, Sônia de Oliveira, do Hospital Estadual Tavares Macedo, em Vendas das Pedras. Finalizando a tarde a empresária local, Cássia Moreira, da Empada Tradição, contou um pouco sobre sua trajetória de vida na área empresarial e ainda ofereceu um momento de degustação.
Encerrando as comemorações, à noite foi de muita música e arte, numa parceria com o Projeto Família na Praça Sexta Show, a quadra de esporte da Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, abrigou a exposição da Escola de Artes com alunos e artesãos locais.

De acordo com o estudante Wallacy Perreira, 17 anos, que visitou a exposição, é uma surpresa positiva ter espaços como este na cidade. “Os organizadores estão de parabéns por compartilhar este momento conosco. Onde um gesto de incentivo a arte e a cultura são valorizados. A cidade precisa disso, ainda mais nesse momento de crise, onde trabalhos como esses auxiliam no crescimento e geração de renda entre os munícipes”, relatou Wallacy.

Por Sabrina Peres