Em 4 de junho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura de Itaboraí irá inaugurar Laboratório Municipal

47973515358_fb66f5243a_zA população de Itaboraí vai ganhar mais um serviço de qualidade na área da Saúde, o Laboratório Municipal, o HumanizaLab, localizado no Centro da cidade. O laboratório de análises clínicas tem a pretensão de atender toda demanda da rede com agilidade e qualidade.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio, a previsão é que o Laboratório Municipal seja inaugurado ainda este mês. E agradeceu todo apoio do prefeito Dr. Sadinoel Souza, pelo olhar delicado com a Saúde, por saber e entender as necessidades da população.

“O laboratório será a porta principal, de acesso livre, um atendimento descentralizado. Ou seja, as Unidades de Saúde irão fazer coleta de sangue, por meio dos funcionários do Laboratório Municipal, que terão um cronograma de coleta. Vamos criar uma rotina de fiscalização e melhorar a qualidade e padronização dos exames. Exames estes, que poderão estar disponíveis via internet em 72h, dependendo da complexidade”, frisou Júlio César.

47973504327_0649a51678_zO local é climatizado e conta com sala de coleta, sala de processamento de exames (área técnica), sala de processamento de dados, banheiros com acessibilidade, recepção, almoxarifado e outros. O Laboratório Municipal fará todos os exames laboratoriais que fazem parte da tabela SUS – Sistema Único de Saúde, como por exemplo: hemograma completo, glicose, exames de urina e fezes, exames hormonais, entre outros. Exceto exames de citopatologia (preventivo).

O município conta com uma rede de 34 Unidades de Saúde da Família, 5 Unidades Básicas de Saúde e 2 Policlínicas, e o Laboratório Municipal está apto a receber esta demanda, que hoje é atendida por Laboratórios terceirizados.

O Laboratório Municipal fica localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, ao lado da Igreja Matriz São João Batista. Horário de funcionamento, de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e sexta-feira, das 7h às 16h. A retirada dos exames serão todos os dias, a partir das 14:30h.

Por Thaís Azevedo