Em 5 de junho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí celebra Corpus Christi no próximo dia 20 de junho

Corpus Christi (2)No próximo dia 20 de junho (quinta-feira), Itaboraí receberá a celebração da solenidade de Corpus Christi, um evento religioso da Igreja Católica que acontece todos os anos. Assim, a Avenida 22 de Maio, principal via de Itaboraí, no sentido Manilha, será tomada por aproximadamente 120 tapetes de sal. Para esta confecção dos tapetes terão uma média de 600 voluntários, divididos pelas quatro paróquias do município, a Paróquia de São João Batista, no Centro; São Pedro Apóstolo, em Venda das Pedras; Nossa Senhora de Fátima, em Manilha e Nossa Senhora da Conceição, Porto das Caixas. Além de escolas e comunidades católicas, com início às 7h e previsão de término às 12h.

No ponto alto do evento, sendo a Santa Missa e Procissão é estimado um público de mais de 5 mil pessoas. Cada tapete medirá quatro metros de comprimento por três de largura, e com 50 centímetros de espaçamento entre eles. E neste ano, um diferencial, em todo intervalo entre um tapete e outro terá a palavra Paz.

O evento, este ano, terá como tema: “Eucaristia: Fonte de Paz” (Ef 2,14) e  sua programação seguirá com distribuição do sal grosso, às 6h; início da confecção dos tapetes, às 7h; Oração do Angelus, às 12h; apresentação da Banda da Guarda Municipal, às 14h; Terço da Misericórdia, com o vigário Wilson, da Paróquia de Porto das Caixas e animação do Ministério; preparação para a Santa Missa, às 15:45h; Santa Missa, às 16h, presidida pelo Padre Max, da Paróquia São João Batista e com a homilia do Frei Sebastião, da Paróquia de Venda das Pedras. E finalizando com a Solene Procissão Eucarística.

O palco, aonde acontecerá a Santa Missa, às 16h, será montado próximo ao restaurante Santa Mônica, na Avenida 22 de Maio, sentido Manilha. E após, a tradicional procissão passando sob os tapetes de sal, até o antigo restaurante Bocca (em frente ao Banco Itaú).

Corpus Christi (3)Segundo o vigário paroquial da Paróquia São João Batista, em Itaboraí, Leonardo Gonçalves, a festa de Corpus Christi fomenta não somente nos católicos, mas em todo povo, o desejo de unidade, principalmente na confecção dos tapetes.

“O tema proposto para este ano é a Paz. Nosso município precisa implorar a Deus, presente no Santíssimo Sacramento este dom que é a Paz. Pedimos para que na Santa Missa, todos vistam uma camisa branca, em sinal de unidade e pedido de Paz. Quero agradecer o apoio da Prefeitura de Itaboraí, porque sem ela nós não conseguiríamos realizar este evento com tamanha grandiosidade”, disse padre Leonardo.

Serviços

A Prefeitura de Itaboraí, por meio de suas secretarias oferecerá os serviços de trânsito, com o fechamento de ruas; agentes de trânsito para a organização das vias públicas, ambulâncias à disposição da população e outros.

Em virtude do evento, algumas ruas serão interditadas já na noite da quarta-feira (19/06), a partir das 21h. Serão elas, as ruas: Doutor Pereira dos Santos; Adelina M. Conceição; José Raposo; Hermogênia R. Cardoso; Fidélis Alves e a Avenida 22 de Maio, sentido Manilha, do trecho que vai do restaurante Santa Mônica até o antigo restaurante Bocca. Todas essas ruas ficarão interditadas até às 22h de quinta-feira (20/06).

No dia da Festividade de Corpus Christi, das 14h às 19h serão interditadas as ruas: Doutor Macedo; Desembargador Ferreira Pinto; Doutor Mesquita; Pedro Azeredo; Doutor Mendonça Sobrinho e Presidente Costa e Silva. No horário da Santa Missa, a Avenida 22 de Maio será interditada nos dois sentidos, das 16h às 19h.

Corpus Christi

Corpus Christi é uma expressão oriunda do latim que significa “Corpo de Cristo”. É considerada uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (domingo seguinte ao Domingo de Pentecostes), normalmente com procissões em vias públicas.

Por Thaís Azevedo