Em 5 de junho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí comemora Semana do Meio Ambiente

48007317386_aaca8757f3_zSeguindo o calendário de comemorações pela semana do Meio Ambiente, que tem o dia 5 de junho como data oficial, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo realizou em parceria com o Projeto Reciclaí, um dia inteirinho de ações na Escola Municipal Afonso Salles, em Aldeia da Prata.

Cerca de 300 alunos dos dois turnos tiveram a oportunidade de participar na última terça-feira (04/06) de diversas atividades voltadas para ações de conservação da natureza e reciclagem de materiais.

“Já trabalhamos junto com as escolas durante todo ano e nesta data tão importante não poderíamos deixar de realizar uma programação especial para fomentar ainda mais este assunto entre nossos jovens”, comentou a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins.

A programação contou com palestras sobre a Estação Ecológica da Guanabara, que fica localizada nos municípios de Itaboraí e Guapimirim, com o 48007325768_a138b91722_zInstituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Oficina de sabão com óleo usado; apresentação espetáculo teatral “O Julgamento”, promovido pelos alunos do 8º ano da própria escola.

As ações também contaram com um laboratório da equipe de Agentes de Endemias, que mostraram as fases da larva do mosquito Aedes Aegypti e explicaram aos alunos formas de prevenir sua proliferação. O dia também contou com plantio de mudas de Ixora e gincanas. Foram premiados com brindes alunos que mais arrecadaram materiais reciclados.

Também presente ao evento, o secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza, conversou com os alunos, assistiu as apresentações e acompanhou de perto as atrações. “Fico muito feliz em ver a escola viva, cheia de energia e aproveitando as oportunidades de novo aprendizado”, afirmou.

48007402017_b585829cea_zEufóricos com a programação, os alunos mostraram que aprenderam direitinho as lições de preservação e prevenção. “Gostei muito das ações em que participei e achei muito legal conhecer como o mosquito que causa diversas doenças se prolifera e aprender como posso ajudar no combate”, comentou o aluno de 13 anos, Emanuel do Nascimento Machado.

As atividades comemorativas irão continuar em Itaboraí nos próximos dias, confira a programação:

Quarta-feira (05/06)

9h às 12h – Visita a Área de Proteção Ambiental – APA de Guapimirim

Sábado (08/06)

48007402782_3b4b2f5ce7_z9h às 12h – Atividades de cunho ambiental, no Cemei Maria Luiza da Conceição, em Visconde

Por Marcely Figueiredo