PMI
PMI
Em 5 de junho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Unidade de Saúde em Joaquim de Oliveira atende até mil pacientes por mês

c534fd24-701e-4ead-8352-188300fb8ebbEm Itaboraí, as Unidades de Saúde da Família vêm oferecendo serviços de atenção primária e levando mais qualidade de vida para diversas famílias da cidade. Com aproximadamente mil atendimentos por mês, a Unidade de Saúde de Joaquim de Oliveira Aparecida da Silva Pereira, localizada na Rua Vinte e Dois, faz atendimentos com 15 diferentes procedimentos.

Consultas com médico clínico geral especialista em Saúde da família; odontologia; psicologia; enfermagem; acompanhamentos de puericultura; pré-natal; educador físico; coleta de preventivos; aplicação de vacinas; visitas domiciliares; exames laboratoriais; desenvolvimento de programas de saúde nas escolas; atividades educativas; prevenção de hipertensão; diabetes; combate ao tabagismo e trabalho de orientação, que são realizados nas escolas.

A Unidade de Saúde da Família de Joaquim de Oliveira é composta por enfermeira, técnico de enfermagem, médico, dentista, assistente de Saúde Bucal, sete agentes comunitários de Saúde, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

“É um compromisso do nosso prefeito, Dr. Sadinoel Souza, levar uma Saúde de qualidade para nossa população. Sabemos que ainda temos muito que avançar, mas estamos correndo atrás para oferecer o melhor para toda população”, comentou o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio.

No local, as grávidas têm oportunidade de fazer o acompanhamento da gestação regularmente até o momento do parto. Além de realizar consultas periódicas de 42585749114_6ae4695311_zSaúde Bucal, com objetivo de evitar que deem luz a bebês prematuros e abaixo do peso normal. Após o nascimento, as mamães continuam recebendo os atendimentos das equipes de Saúde. São realizadas visitas domiciliares das puérperas e aos recém-nascidos.

Os bebês têm a oportunidade de receber atendimentos de puericultura, que são realizados por enfermeiros. E tem por objetivo acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança, de sua cobertura vacinal, estimular a prática do aleitamento materno, orientar a implantação da alimentação complementar e prevenir as desordens que mais afetam as crianças durante os primeiros dezoito meses de vida.

Os serviços são bastante utilizados pela moradora de Joaquim de Oliveira, Jéssica Araújo, 23 anos, mãe de três filhos. “Fiz meu pré-natal, levo meus filhos ao pediatra e faço acompanhamento de puericultura com os enfermeiros e não tenho do que reclamar. Assistência é ótima, a equipe é maravilhosa, sou sempre bem recebida, está aprovado”, elogiou Jéssica.

28048835167_3137da8fd7_zCom o objetivo de garantir a qualidade deste programa, o Ministério da Saúde sugere um calendário mínimo de consultas de puericultura, organizado da seguinte forma: uma consulta até os 15 dias de vida, seguida por uma consulta com um, dois, quatro, seis, doze e dezoito meses, fechando sete consultas dentro do primeiro um ano e meio de vida da criança.

“Aqui os atendimentos são verdadeiramente humanizados. Enxergamos além da enfermidade de nossos pacientes. Todos que nos procuram são recebidos com muito carinho e respeito pelos profissionais de Saúde”, comentou a enfermeira da Unidade Marcele Nascimento.

 

Confira os dias e horários dos atendimentos na Unidade de Saúde da Família de Joaquim de Oliveira:

 

Todos os dias:

Retirada de pontos, verificação da glicose, aferição de pressão arterial e aplicação de vacinas, entrega de medicamentos e retirada de materiais para curativos 

 

Toda segunda-feira:

Consulta médica clínico geral especialista em saúde da família

Acompanhamento de pré-natal (manhã)

Consulta psicólogo (tarde)

Dentista

 

Toda terça-feira: 

Consulta médica clínico geral especialista em saúde da família (manhã e tarde)

Puericultura

Dentista

 

Toda quarta-feira:

Consulta médica clínico geral especialista em saúde da família (manhã e tarde)

Grupo de apoio ao combate a Hipertensão e Diabetes

Dentista

 

Toda quinta-feira:

Consulta médica clínico geral especialista em saúde da família (manhã)

Saúde Bucal

Educador físico

Combate ao Tabagismo

Coleta de amostras de sangue

Dentista

 

Toda sexta-feira:

Coleta de preventivos

 

Por Marcely Figueiredo

LEIA MAIS EM PMI



Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
Fale Conosco: comunicacao@itaborai.rj.gov.br
©2019 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável