PMI
PMI
Em 6 de junho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeito Dr. Sadinoel Souza busca oportunidades de emprego para população local

46754504651_0a4d2a4121_z (1)A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, com objetivo de levar mais oportunidades aos trabalhadores da cidade, buscou junto ao Ministério Público que as novas empresas que chegarem à cidade, ofereçam suas vagas por meio do Sistema Nacional de Empregos – Sine.

Tal medida gerou um saldo positivo para Itaboraí. De acordo com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, após decisão do Ministério Público, as empresas de diversos segmentos já começaram a procurar o órgão para fazer o cadastro e em seguida lançar as oportunidades destinadas aos trabalhadores.

“Nossa gestão quer valorizar o profissional da cidade e das regiões vizinhas, as oportunidades precisam ser dos trabalhadores daqui, não podem continuar oferecendo as melhores oportunidades para o trabalhador que, muitas vezes, vem de fora do estado”, reforçou o Prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza. Ele lembra que para essa conquista já protocolou junto ao Ministério do Público documentos em que solicita exclusividade que as 46754504251_f1c9234e1b_z (1)oportunidades de emprego sejam do trabalhador da região.

“Estamos aqui para lutar por nossos trabalhadores e garantir que as vagas de emprego, tanto nas grandes empresas, quanto nos empreendimentos locais, sejam direcionadas aos profissionais de Itaboraí e região. Não faz sentido pessoas de outro Estado estarem aqui, até porque nossa cidade tem profissionais qualificados e especializados em diversas áreas”, ressaltou o secretário da pasta, Kaito Rangel.

Em média, o Sine de Itaboraí registra 200 atendimentos por dia. São trabalhadores de Itaboraí e de cidades vizinhas interessados em ingressar no mercado de trabalho, requerer carteira de trabalho ou consultar o benefício Seguro Desemprego.

Segundo com o diretor do Sine, Alex Sandro Carvalho, as oportunidades ofertadas no Sine de Itaboraí vão muito além das vagas na UPGN, do 46029528574_d0caf5d5e5_zComperj, embora este seja ainda um grande atrativo para os moradores da cidade. “Temos parcerias com o comércio local e eles têm nos ofertado diariamente com oportunidades de trabalho. O Sine recebe o trabalhador interessado, faz seu cadastro e é encaminhado para a empresa avaliar”, confirmou Alex Sandro.

De acordo com levantamento do Sistema Nacional de Empregos, em oito meses, 253 das vagas foram ofertadas no Sine provenientes exclusivamente das empresas da cidade. No mesmo período, empresas de engenharia civil receberam 467 trabalhadores da cidade, que foram encaminhados pelo Sine destinados a oportunidades de empregos no canteiro de obras da UPGN do Comperj.

“Quero deixar claro para as pessoas que, embora o Comperj seja um grande atrativo, aqui as vagas não são exclusivas para trabalhar no canteiro de obras. Temos parceiros em toda cidade, é açougue, padaria, escritórios, supermercados e todos nos procuram em busca de trabalhadores”, alertou o 46029528224_8b94ecc8ca_zsecretário municipal de Trabalho e Renda, Kaito Rangel.

Empresas da área da construção civil que hoje dão continuidade as obras do UPGN do Comperj, como Mip Engenharia, Seel Engenharia, Alminas, Consórcio GTR-3, Ecológica e Kerui Método, além das empresas locais como Pc Solution, Escada Empresa, Maza Box, Mercado Itambi, Faculdade do Sabor, Storn, Maravilha, Bom Frios, Rota 116, Boa Praça e Mercado Rio Sul, são alguns dos parceiros que vêm oferecendo oportunidade de trabalho aos profissionais de Itaboraí e região.

O eletricista, Maycon Braga, recorreu ao Sine para retomar ao mercado de trabalho e saiu muito satisfeito com o tratamento que recebeu. “Procurei o Sine, porque estava desempregado precisando muito de um trabalho. Encontrei uma oportunidade na minha área, me cadastrei, recebi o encaminhamento para empresa e conquistei meu emprego no canteiro de obras”, comentou o eletricista.

46029528084_bebf746071_zA Secretaria Municipal de Trabalho e Renda alerta que o Sine é um órgão nacional, por isso, não é necessário que trabalhadores de outras cidades busquem atendimento em Itaboraí, muitas vezes dormindo na fila, levando a uma super lotação, como tem sido registrado diariamente na unidade.

O Sine de Itaboraí fica localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Por Marcely Figueiredo

LEIA MAIS EM PMI



Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
Fale Conosco: comunicacao@itaborai.rj.gov.br
©2019 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável