PMI
PMI
Em 7 de junho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Hospital Municipal valoriza o acolhimento humanizado aos pacientes

48014160676_cb325e36f2_zPor fora, um hospital como qualquer outro. Médicos, enfermeiros, pacientes, medicamentos e tudo que envolve uma rotina hospitalar. Mas é por dentro, no dia a dia, que se revela a forma de atendimento diferenciado em que os pacientes recebem quando são acolhidos pelos profissionais de Saúde.

Percorrendo pelos corredores da unidade hospitalar, não foi difícil encontrar pacientes que confirmam, aprovam e agradecem pelo atendimento que recebem no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia.

“Sabemos que ainda temos muito que melhorar, mas a Saúde e Educação são nossas prioridades. Estamos fazendo o possível para oferecer um atendimento digno, humano e de qualidade para nossos pacientes. Por isso, estamos investindo em reformas na unidade”, disse o prefeito Dr. Sadinoel Souza.

48014251242_961b8c16c7_zNa enfermaria do setor de Pediatria, por exemplo, todas as mães, que acompanhavam seus filhos internados, estavam gratas e sentindo-se bem acolhidas pela equipe de profissionais de Saúde que as assistem.

“As médicas e enfermeiras aqui são muito atenciosas e carinhosas. O atendimento é ótimo”, elogiou Tatiane da Silva, moradora de Jardim Imperial, que acompanhava sua filha de 3 anos na enfermaria pediátrica.

O espaço foi recentemente todo reformado e reinaugurado no mês de setembro de 2018. Conta com sete leitos infantis e uma sala de isolamento para pacientes com doenças graves. É composto por pediatras, profissionais de enfermagem, técnicos e uma farmácia exclusiva para o setor de pediatria, dentro da ala infantil.

48014172623_4edec278ea_z“Esse é um grande diferencial que o hospital da Prefeitura de Itaboraí oferece. Desta forma estamos junto ao paciente 24 horas por dia, acompanhando toda evolução do seu quadro, qualquer intercorrência estamos sempre a postos para atender as crianças. A equipe de enfermagem não se ausenta em nenhum momento do local”, ressaltou a coordenadora da Pediatria, Cátia Lagoas.

Na pediatria, as crianças também têm um espaço destinado a pintura, cheio de lápis de cor e desenhos, com intenção de distrair a amenizar por um instante o sofrimento de cada uma das crianças internadas. Quem passa pelo setor, mesmo que por pouco tempo, fica emocionado e comovido com todo carinho que a equipe de Saúde oferece aos pacientes. No espaço a coordenadora afirma que a atenção e os olhares atentos vão além dos cuidados com as enfermidades das crianças.

“Aqui também cuidamos dos pais, que chegam preocupados, nervosos e extremamente sensíveis por conta do problema que estão enfrentando com o 48014161151_2aa52ab9c3_zbem mais precioso que eles possuem, os filhos. Nosso papel é acalmá-los, passar segurança explicando os procedimentos que serão adotados e tratá-los com respeito”, completou a coordenadora, que não dispensa colo e carinho às crianças.

“É com muita satisfação que ouço todos esses elogios dos pacientes. Isso nos deixa cada vez mais motivados a seguir em frente com nosso objetivo que é ofertar uma Saúde de qualidade para a população”, comentou o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio.

Muitas vezes, por não conseguirem atendimentos adequados nos hospitais públicos, as pessoas vêm para o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, com a esperança de encontrar solução para o problema de Saúde que enfrenta. Como é o caso de Michele Maia, de 38 anos moradora do município vizinho de São Gonçalo. Ela conta que até foi atendida na Unidade de Saúde do município em que mora, mas foi liberada com seu filho, de 4 meses, com um quadro grave de bronquiolite. “Aqui em Itaboraí recebemos ótimo acolhimento. Meu filho está muito bem atendido. Tudo neste local é bem organizado e rápido. Feliz e aliviada em ver meu filho sendo muito bem tratado”, elogiou Michele.

E ela não é a única que aprova o serviço da equipe de profissionais da pediatria do hospital Leal Júnior. Isabel da Silva Santos, de 37 anos, está internada há três dias na unidade e aproveita a oportunidade para agradecer por tudo carinho que ela e seu filho de 12 anos vem recebendo desde o primeiro dia da internação. “Meu filho está internado porque teve um surto psicótico forte. Aqui ele recebeu a visita da médica psiquiatra que o acompanha no Centro de Atenção Psicossocial – Caps, coisa 48014172968_aa418f5c42_zque jamais eu pensei que poderia acontecer. Quer mais cuidado que isso? Ele está recebendo os medicamentos controlados certinhos, não falta e nos horários, coisa que eu jamais imaginei que ele teria. Sem falar na limpeza do espaço, da comida e lanche que recebemos, tudo de qualidade. Gostaria muito de ter a oportunidade de agradecer pelo acolhimento e carinho não só com meu filho, mas também a mim.

Por Marcely Figueiredo

LEIA MAIS EM PMI



Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
Fale Conosco: comunicacao@itaborai.rj.gov.br
©2019 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável