Em 7 de junho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura entrega obras de reforma e ampliação em escola de Curuzu

48020150188_beb7a558e5_zA emoção tomou conta dos presentes na entrega das obras de reforma e ampliação da Escola Municipalizada Ângelo Buriche Coutinho, em Curuzu. A unidade escolar tem 80 anos de funcionamento e pertencia ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, sendo nos anos 90 municipalizada.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza, ressaltou as melhorias na Educação do município, como alimentação escolar de qualidade, uniformes, kits escolares e outros. Com esses benefícios, os pais e/ou responsáveis ficam com menos despesas, e ajudam na questão financeira da família.

“Quando assumimos a gestão, esta escola estava com a estrutura precária e com as obras paralisadas. Nós colocamos a mão na massa e conseguimos dar mais dignidade aos alunos, professores, funcionários e comunidade. Muito mais está por vir e conto com a ajuda de todos vocês, para juntos transformarmos a história desta cidade”, disse o chefe do Executivo.

48020149888_a541a6a54d_zA unidade escolar recebeu obras de manutenção em todo telhado; parte elétrica, hidráulica e pintura. Além da construção de mais duas salas de aula. Toda arborizada, a escola conta com alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e funcionários, entre professores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, inspetores de alunos e diretora.

O secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza, agradeceu ao prefeito pela concretização das obras. Além dos vereadores, equipe da Secretaria, secretários municipais e outros, que foram incansáveis em prol da escola e comunidade. E ainda falou de uma novidade, agora os alunos terão a oportunidade de estudar em Tempo Integral.

“Esta escola é muito especial para a comunidade e agora ela está linda. Será a 7ª escola em tempo integral no município, e já estamos registrando junto ao Ministério da Educação, para receber mais recursos financeiros. Para este ano, ainda temos mais quatro escolas para serem inauguradas e 48020147983_bc2ae302db_zentregues obras de reforma e ampliação”, disse o gestor da pasta.

O vereador Marcelo Lopes, elogiou os envolvidos na reforma e ampliação da Ângelo Buriche Coutinho, e principalmente a diretora Roberta, que quando chegou à escola pensou em desistir. “Nós vimos a escola como estava antes, é muito difícil pegar uma unidade com péssima estrutura e imaginar que ela ficaria assim”, disse o vereador.

Emocionada e feliz, a diretora, Roberta Figueiredo, discursou ao lado da sua equipe e família, porque segundo ela, nada disso estaria acontecendo sem a ajuda e apoio deles. “Fiquei assustada quando cheguei aqui, em 2017, mas em nome da responsabilidade que assumi e com a ajuda das pessoas eu permaneci. Por uns anos ficamos na igreja ao lado, um espaço minimamente adequado para que os alunos pudessem estudar e aguardar o fim das obras. Vocês sabem o quanto custou chegar até aqui, mas nós conseguimos. Hoje celebramos juntos a nossa vitória”, frisou Roberta.

48020148133_dca2c22107_zAo todo, a unidade escolar conta com salas de aula; banheiros com acessibilidade; cozinha; refeitório; despensa; sala multimeios, com computadores, TV e cantinho da leitura; parquinho, escovódromo e área coberta.

A mãe do pequeno Erick, de 5 anos, Jaicelane Carvalho, destacou o acolhimento da escola com o seu filho. “Aqui ele é muito feliz e bem cuidado, e só tenho pontos positivos a destacar, como merenda de qualidade, uniforme, kit escolar e ótimos professores. A escola ficou linda, as crianças merecem”, disse Jaicelane.

Aluna do 1º ano, Ana Júlia Souza, era só felicidade em participar do evento de entrega das obras de reforma e ampliação da escola. “A nossa escola está muito bonita, alegre e colorida. Agora vamos ter mais vontade de vir estudar e brincar”, disse a menina.

48020230107_f585c5c30d_zOs alunos fizeram uma apresentação musical, com a canção “Um mundo bem melhor”, uma tradução de “We Are The World”, idealizada e composta por Michael Jackson e Lionel Richie.

A Banda da Guarda Municipal abrilhantou o evento, que contou ainda com a presença dos secretários municipais de Governo e chefe de Gabinete, Jorge Antônio Silva; de Obras e Serviços Públicos, Clóvis Raimundo Thomé; de Planejamento, José Fernando Soares; de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado; de Fazenda, Edson Brandão; de Desenvolvimento Social, Estevan Assis; de Esporte e Lazer, Leonidas Souza; o controlador geral do município, Joaquim Gama, o consultor geral do município, Sílvio Pinho e a presidente do Itaprevi, Andréia Daumas. Além dos vereadores Marcos Araújo, Joana Lage, Agnaldo Coutinho, Paulo Alves, Elber Correa e subsecretários municipais.

Por Thaís Azevedo