Em 11 de junho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura realiza 2º Seminário de Ações Estratégicas do PETI

48043574492_96501c5f20_zA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou na manhã desta segunda-feira (10/06), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB de Itaboraí, o 2º Seminário de Ações Estratégicas do Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Ação foi destinada aos servidores do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); Abrigo Institucional Ewaldo Saramago Pinheiro; CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente); secretarias municipais de Saúde e de Educação, Cultura e Turismo, dentre outros.

Segundo a coordenadora do Peti de Itaboraí, Priscila de Freitas, o objetivo do seminário é levar informações sobre o trabalho infantil e fortalecer as ações intersetoriais em prol do combate do mesmo. “Quero agradecer pelo apoio da minha equipe, porque sem eles nada disso estaria acontecendo. Além dos parceiros e palestrantes. Vale ressaltar que no próximo dia 12 de junho, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o Peti de Itaboraí estará no lançamento da campanha mundial e nacional de combate ao trabalho infantil”, disse Priscila.

48043482291_1b77e9c33d_zO seminário contou com as palestras “Trabalho Infantil: Conceitos e Ações Estratégicas”, com a assistente social, Silvana do Vale e “Identificando o Trabalho Infantil”, com o assistente social, Deildo Jacinto.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Estevan Assis, agradeceu os presentes e parabenizou a coordenadora do Peti, Priscila, por conta do trabalho executado a frente do programa. “É importante também a integração entre as secretarias, e nesta gestão é isso que vemos. Nós precisamos ser mais engajados em relação aos direitos das crianças e adolescentes, visto que por inúmeras situações passam despercebidas, como por exemplo, o caso de crianças e adolescentes que vendem produtos no sinal de trânsito. Aceitamos inconscientemente”, destacou Estevan.

O evento contou ainda com a presença do secretário municipal de Esporte e Lazer, Leonidas Souza; a gestora do Sistema Único de Assistência Social (Suas), em Itaboraí, Sabrina Salles; a enfermeira e responsável pelas notificações de violência da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal 48043574492_96501c5f20_zde Saúde, Viviane Alves e a pedagoga da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, Rejane Lima.

Ainda de acordo com a coordenadora do Peti, o programa está disponível para oferecer palestras e capacitações sobre o tema, em escolas, Unidades de Saúde da Família e outros. Em Itaboraí, o Peti funciona na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na Rua João Caetano, nº 94, Centro. Telefone: (21) 2635-3917 e e-mail petiitaborai@gmail.com. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  Para denúncias anônimas disque 100.

Por Thaís Azevedo