Em 11 de junho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí finaliza Semana do Meio Ambiente

48044030252_8f111e790a_zNo último sábado (08/06), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, em parceria com o Projeto Reciclaí encerrou as atividades da Semana do Meio Ambiente, que teve o dia 5 de junho, como data oficial. A ação aconteceu no Cemei Maria Luiza da Conceição, em Visconde.

Segundo a coordenadora de Projetos Ambientais da Secretaria, Raquel Moreira, a Semana do Meio Ambiente em Itaboraí foi produtiva e a parceria com o Projeto Reciclaí foi de suma importância. “Foi muito boa a participação dos alunos, diretores, que entenderam o objetivo da Semana do Meio Ambiente. Eles serão os multiplicadores ambientais, levando o que aprenderam para casa e comunidade”, disse Raquel.

Dentre as atividades, os alunos, pais e responsáveis, e equipe de profissionais do Cemei Malu, como é carinhosamente chamado, participaram da palestra “Os impactos ambientais provocados pelo ser humano”; filme dos alunos  na visita a APA (Área de Proteção Ambiental) de Guapimirim; oficina de sabão; plantação de mudas e visita as exposições dos trabalhos dos alunos. Além de palestra sobre o combate à Dengue, Zika, Chikungunya e 48043946016_fff49dbda7_zMayaro e um laboratório da equipe de Agentes de Endemias, do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD), que mostraram as fases da larva do mosquito Aedes Aegypti e explicaram aos alunos formas de prevenir sua proliferação.

Segundo a diretora do Cemei, Shenya Lima, o projeto Reciclaí foi uma continuidade do trabalho de Educação Ambiental que já era realizado na unidade escolar. “A ideia partiu dos alunos, que questionavam o acúmulo de lixo. Com isso realizamos oficinas com os pais e alunos. Hoje o Cemei conta com coleta seletiva de lixo, para aprendizagem dos alunos, e temos catadores da comunidade cadastrados para recolher o lixo”, destacou Shenya.

Para a mãe da pequena Lauany Carvalho, 5 anos, Ana Lúcia Carvalho, se dependesse dela, a filha não sairia do Cemei, mas por conta da idade este será o seu último ano. “Ela aprende muita coisa aqui e chega em casa nos ensinando. Antes ela não comia muitos alimentos, e hoje come frutas, legumes e sopa tranquilamente”, falou Ana Lúcia, que sempre está presente aos eventos do Cemei.

Por Thaís Azevedo