PMI
PMI
Em 11 de junho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí finaliza Semana do Meio Ambiente

48044030252_8f111e790a_zNo último sábado (08/06), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, em parceria com o Projeto Reciclaí encerrou as atividades da Semana do Meio Ambiente, que teve o dia 5 de junho, como data oficial. A ação aconteceu no Cemei Maria Luiza da Conceição, em Visconde.

Segundo a coordenadora de Projetos Ambientais da Secretaria, Raquel Moreira, a Semana do Meio Ambiente em Itaboraí foi produtiva e a parceria com o Projeto Reciclaí foi de suma importância. “Foi muito boa a participação dos alunos, diretores, que entenderam o objetivo da Semana do Meio Ambiente. Eles serão os multiplicadores ambientais, levando o que aprenderam para casa e comunidade”, disse Raquel.

Dentre as atividades, os alunos, pais e responsáveis, e equipe de profissionais do Cemei Malu, como é carinhosamente chamado, participaram da palestra “Os impactos ambientais provocados pelo ser humano”; filme dos alunos  na visita a APA (Área de Proteção Ambiental) de Guapimirim; oficina de sabão; plantação de mudas e visita as exposições dos trabalhos dos alunos. Além de palestra sobre o combate à Dengue, Zika, Chikungunya e 48043946016_fff49dbda7_zMayaro e um laboratório da equipe de Agentes de Endemias, do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD), que mostraram as fases da larva do mosquito Aedes Aegypti e explicaram aos alunos formas de prevenir sua proliferação.

Segundo a diretora do Cemei, Shenya Lima, o projeto Reciclaí foi uma continuidade do trabalho de Educação Ambiental que já era realizado na unidade escolar. “A ideia partiu dos alunos, que questionavam o acúmulo de lixo. Com isso realizamos oficinas com os pais e alunos. Hoje o Cemei conta com coleta seletiva de lixo, para aprendizagem dos alunos, e temos catadores da comunidade cadastrados para recolher o lixo”, destacou Shenya.

Para a mãe da pequena Lauany Carvalho, 5 anos, Ana Lúcia Carvalho, se dependesse dela, a filha não sairia do Cemei, mas por conta da idade este será o seu último ano. “Ela aprende muita coisa aqui e chega em casa nos ensinando. Antes ela não comia muitos alimentos, e hoje come frutas, legumes e sopa tranquilamente”, falou Ana Lúcia, que sempre está presente aos eventos do Cemei.

Por Thaís Azevedo

LEIA MAIS EM PMI



Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
Fale Conosco: comunicacao@itaborai.rj.gov.br
©2019 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável