Em 19 de junho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí celebra 199 anos de Joaquim Manuel de Macedo

34569065224_80384aaaf6_z (4)A Biblioteca Municipal de Itaboraí está preparando uma programação especial para comemorar os 199 anos de Joaquim Manuel de Macedo, escritor itaboraiense que deu nome a Instituição. O evento acontecerá nos dias 25 e 27 de junho (terça e quinta-feira), na própria Biblioteca.

No dia 25, a partir às 9h, a Biblioteca realizará uma palestra sobre o ilustre itaboraiense e sua contribuição para o município, ministrada pela professora e pesquisadora Regina Ferreira. E após, a Orquestra Chiquinha Gonzaga, formada pelos alunos da Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira, em Itaboraí abrilhantará o dia festivo.

No período da tarde, a partir das 14h, a escritora Sônia Rosa participará do 9º Encontro do Ciclo de Palestras sobre Questões Étnico-raciais, apresentando o tema de sua dissertação de Mestrado “A Literatura Infantil Afro-brasileira como letramento racial e fortalecimento das identidades negras”.

Já no dia 27 de junho, às 14h, a Biblioteca Municipal lança o novo projeto chamado “Macedo Convida”, que busca reunir uma vez por mês, os escritores que residem na cidade. O objetivo é conhecer esses autores e promover ações para dar visibilidade as suas produções.

A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 39, Centro – Itaboraí.

Joaquim Manuel de Macedo

Escritor e filho ilustre da cidade, nascido em 24 de junho de 1820. Além de romancista, foi poeta, cronista e dramaturgo. Chegou a se formar em Medicina, em 1844, mas nunca exerceu a profissão. No mesmo ano estreou na literatura com ‘A Moreninha’, primeira obra literária brasileira a se tornar sucesso de público. O autor escreveu outros dezessete romances, dezesseis peças de teatro e um livro de contos. O escritor morreu em 11 de abril de 1882.

Por Thaís Azevedo