Em 25 de junho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí celebra Corpus Christi com missa para mais de 5 mil pessoas

48100070588_86dd8ff97a_zNa última quinta-feira (20/06), a cidade Itaboraí celebrou o dia de Corpus Christi com uma Santa Missa realizada na Avenida 22 de Maio, que reuniu mais de cinco mil pessoas, de acordo com a organização. A programação religiosa teve início às 7h e se estendeu por todo o dia, sendo finalizada com a tradicional procissão.

O prefeito Dr. Sadinoel Souza esteve presente durante toda a missa e antes de seguir com a procissão falou sobre o significado da data. “Esse momento serve para ratificar a presença de Deus, enquanto o mundo passa por um momento tão difícil, mas Ele utiliza homens de bem como instrumento. Que as bênçãos para nossa cidade sejam multiplicadas”, desejou o governante.

48100024581_5f1cb37c58_zO padre Leonardo Gonçalves, da Paróquia São João Batista, no Centro, externou seu pensamento sobre a celebração. “Acredito que essa solenidade de Corpus Christi significa a unidade da qual o mundo precisa. A igreja promove essa atividade para nos unir em amor, compaixão, carinho e paz. Estávamos todos reunidos pedindo a Deus por isso, não apenas para o nosso município”, disse o vigário, que agradeceu a todos que estiveram envolvidos e deram apoio ao evento.

48098382438_066007f33a_zA confecção dos tapetes de sal foi um momento importante da celebração, reunindo fieis de várias paróquias do município, entre elas a São João Batista, no Centro; São Pedro Apóstolo, em Venda das Pedras; Nossa Senhora da Conceição, em Porto das Caixas e Nossa Senhora de Fátima, em Manilha. E ainda de escolas e comunidades católicas. O trabalho realizado tem um importante simbolismo, além de ser apreciado por todos que passam pela principal via da cidade.

48098347458_70fbeb402a_z“Participo dessa ação há uns três anos ou mais e sempre que termino um tapete como esse sinto que a minha missão foi cumprida. Uma data como essa tem um significado especial, é como se o Espírito Santo estivesse tocando o meu coração, porque temos que nos renovar. Diante de tanta violência as pessoas estão perdendo a crença em Deus, por isso esse dia é tão importante”, disse Maria Rejane da Silva, de 45 anos, moradora do Centro e frequentadora da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Venda das Pedras.

Mariana de Oliveira, de apenas 12 anos, moradora do Apollo, contou que participar da confecção dos tapetes é divertido. “É a primeira vez que participo e estou achando legal, ano que vem quero voltar junto com a minha mãe”, contou Mariana, que faz parte da Comunidade Católica Dom de Deus.

48100125402_985d9d4730_zPara as irmãs de Três Pontes, Maria Angélica e Auriceia Silva, de 44 e 55 anos, respectivamente, participar de um evento como esse é gratificante. “Quando a gente vê o desenho pela primeira vez, fica imaginando como será quando ele estiver pronto e quando está finalizado é que gente vê o quanto é bonito e o trabalho valeu a pena. Não só o nosso, mas os dos colegas também.”, destacou Auriceia, ambas fazem parte do movimento Servos da Alegria Rural, que faz trabalhos em hospitais, asilos, orfanatos e todos os lugares que possam levar alegria e afeto.

A Prefeitura de Itaboraí, por meio de suas secretarias ofereceu serviços de trânsito, fechando ruas, além dos agentes para a organização das vias públicas, ambulâncias à disposição da população e outros.

Por Larissa Bastos