Em 26 de junho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Santo Expedito ganha nova Unidade de Saúde

48132550042_126eaefea6_zA Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na última terça-feira (25/06), a Unidade de Saúde da Família José Ednaldo Mendes, em Santo Expedito. A unidade, tão aguardada pelos moradores do bairro fica localizada na Rua Doutor Celso, nº 242.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza, agradeceu a comunidade de Santo Expedito, por ter tido a paciência de aguardar a entrega de um equipamento de suma importância. E ainda a equipe da Unidade de Saúde, que terá a responsabilidade de salvar vidas e/ou melhorar o sofrimento das pessoas.

“Peço que os servidores que farão o acolhimento primário dêem amor e carinho, um atendimento humanizado, porque é isso que a comunidade precisa. E nós, do poder Executivo e Legislativo, temos a incumbência de buscar recursos para melhorar cada vez mais a saúde da nossa cidade. Hoje toda a rede municipal de Saúde atende aproximadamente 40 mil pessoas por mês, sendo por exames, consultas, operações e outros”, disse o prefeito, Dr. Sadinoel.

48132457861_0bec1272da_zA nova Unidade de Saúde conta com três consultórios, sala de vacina, procedimentos, inalação, curativos, administração, acolhimento multiprofissional, expurgo, prontuários e depósito de material de limpeza. Além de banheiros femininos e masculinos, farmácia, atividades coletivas, administração, recepção, copa e despensa de material de limpeza A unidade será informatizada e os ambientes são climatizados.

O secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio, agradeceu ao prefeito, Dr. Sadinoel pela oportunidade de estar à frente de uma pasta tão difícil e complicada, mas que também dá muito orgulho, principalmente quando se tem uma entrega de um equipamento como este para a população.

“Estou muito feliz, por conseguir entregar esta Unidade para a comunidade que tanto necessita. Quero agradecer ainda a equipe de Obras e Manutenção que foram incansáveis para que tudo ficasse pronto. Esta Unidade sofreu com a perda de um médico, e nós estamos com muitas dificuldades de encontrar profissional para repor, em especial na Atenção Básica. Mas Deus é tão maravilhoso, que hoje conseguimos contratação de um médico para cá, e já vamos reabrir com esse profissional, que inclusive é morador de Itaboraí”, destacou o gestor da pasta.

48132549752_7748acee85_zMorando no bairro há 26 anos, Maria da Glória Neri de Brito, de 68 anos,  foi prestigiar a inauguração e ficou feliz com a contratação do novo médico. “Sou usuária do posto há muito tempo, e perdi as contas de quantos lugares ele já ficou instalado. Hoje ele está bem perto da minha casa e com uma construção muito bonita”, comentou Maria da Glória.

Quem também aprovou a nova Unidade foi Washington Nascimento Sousa, 48 anos. Segundo ele, a comunidade lutou bastante para a construção desta Unidade de Saúde. “Pedimos muito e o prefeito Dr. Sadinoel nos atendeu. Agora temos que cuidar e preservar este lugar, que é tão importante para o nosso bairro. Hoje é um dia de felicidade”, falou Washington.

A Unidade de Saúde da Família José Ednaldo Mendes conta com uma equipe formada por um médico clínico geral, enfermeira, técnico de enfermagem, cinco agentes comunitários de Saúde, recepcionista e auxiliar de serviços gerais. O local possui 930 famílias cadastradas, com aproximadamente 3,2 mil pessoas.

48132550362_bd2d30f732_zSegundo a enfermeira chefe, Carla de Oliveira March, a Unidade de Saúde já funcionou em vários locais. “Agora temos uma Unidade padrão e adequada, algo que a comunidade sempre pediu”, disse Carla.

A família do homenageado José Ednaldo Mendes, que dá nome a Unidade de Saúde esteve presente e se emocionaram. “Meu marido faleceu em 2016, mas por muitos anos lutou pela construção deste posto de Saúde. Ele sempre foi envolvido com as causas em benefício da comunidade e hoje nossa família se sente honrada de ter o nome dele em um equipamento tão importante para os moradores do bairro”, comentou Iraildes Sousa Mendes, também moradora de Santo Expedito.

O evento de inauguração foi abrilhantado pela Banda da Guarda Municipal, e contou com a presença dos secretários municipais de Governo e chefe Governo, Jorge Antônio Silva; de Esporte e Lazer, Leonidas Souza; de Planejamento, José Fernando Soares; de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Alberto Mendonça; de Obras, Clóvis Raimundo Thomé; de Trabalho e Renda, Kaito Rangel; o controlador geral do município, Joaquim Gama; o consultor geral do Município, Sílvio Pinho e a presidente do Itaprevi, Andréia Daumas. Além dos vereadores Marcos Araújo, Eneas, Joana Lage, Paulo Alves, Bil, Agnaldo Coutinho, Rogério Filgueiras, Elber Correa, Roberto Costa, Paulo Ney e Sandro Construforte.

Por Thaís Azevedo