Em 2 de julho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Unidade Básica de Saúde de Vila Rica tem excelência em atendimento

48172487756_61dd11ac8c_zQuase três mil usuários cadastrados. Esse é o número de pessoas que fazem parte da Unidade Básica de Saúde Vila Rica (UBS), em Itaboraí. Um local que oferece atendimento de qualidade a seus usuários, com médico clínico geral, ginecologista e pediatra. Além de serviços como vacinas, puericultura, preventivo, coleta de sangue, curativo, retirada de pontos e outros.

Na última segunda-feira (01/07), o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio, em mais uma de suas visitas as Unidades de Saúde, parabenizou toda equipe de Vila Rica, pelos serviços de excelência prestados à população.

“Quando nos assumimos a gestão, esta UBS estava fechada e nós reabrimos. Hoje ela é praticamente completa, com um número de profissionais que não tem em outra unidade. E isso muito nos orgulha, por termos profissionais comprometidos com a Saúde da comunidade. Em nome do prefeito, Dr. Sadinoel Souza quero agradecer imensamente o carinho que vocês servidores tem com a população deste local”, destacou o gestor da pasta.

48172569977_a00bf7e3fa_zNa Unidade Básica de Saúde Vila Rica, são atendidos por semana, uma média de 100 pacientes, divididos nas consultas com o clínico geral, ginecologista e pediatra. O local conta ainda com enfermeira, técnica de enfermagem, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

Usuária da Unidade há quase 20 anos, desde a sua fundação, a moradora da localidade, Edna Francisca Tavares, 50 anos, é só elogios com a equipe da UBS.  “Eu sou da ficha número 700 e utilizo muito o posto, juntamente com os meus dois filhos. Aqui, a equipe faz tudo o que está ao alcance, e até o que não está. Como por exemplo, o plantio de folhas, como taioba, bertalha, frutas e outras, para serem doadas aos moradores, que por muita das vezes não tem condições financeiras. Eu sou muito polêmica, crítica, mas elogio quando tenho motivos”, falou Edna.

Quase dois anos como enfermeira chefe da UBS, Rizza Toledo é moradora de Vila Rica e participou da colocação da pedra fundamental da unidade, nos anos 90. Para ela é uma satisfação imensa fazer parte da equipe de profissionais do local, que atende inclusive pessoas de outros bairros, como Areal, Nancilândia, Reta, Sossego e outros, que vem em busca de atendimento e são atendidos com todo carinho e atenção.

48172569797_0f6e362809_z“Temos também uma parceria com a Escola Municipal Ayres José da Silva, que fica aqui ao lado, e que faço parte do Conselho Escolar. As sextas-feiras têm coleta de sangue e todos os pacientes tomam leite com nescau e biscoito após a coleta, devido ficaram muito tempo em jejum. E as nossas futuras mamães, que fazem o pré-natal conosco recebem um kit gestante, com fraldas, roupas, sapatinho, meia, pomada, toalha e mais, que faço com doação e ajuda de amigos”, destacou Rizza, que tem 34 anos na profissão.

Atualmente a unidade encontra-se abastecida de medicamentos e insumos, como remédios para hipertensão, antibióticos, vitaminas, pomadas dermatológicas e ginecológicas, remédios para dor, gases, ataduras e outros.

A Unidade Básica de Saúde fica localizada na Rua Turmalina, nº 78, Vila rica – Itaboraí. Horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Por Thaís Azevedo