Em 3 de julho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura entrega kits para formandos do curso de montagem e manutenção

48181978241_c5b01d712c_zNa tarde da última terça-feira (02/07), formandos do curso de montagem e manutenção de computadores, do Núcleo Tecnológico Municipal Educacional (NTME), promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e a Subsecretaria de Programas e Projetos, receberam kits de ferramentas e produtos para serem utilizados em futuros trabalhos. Os kits são compostos por uma maleta com 13 itens, entre eles chave de fenda, chave Philips, pinça, alicate, álcool isopropílico, pasta térmica, multímetro digital e outros.

O curso teve duração de três meses e contemplou 17 alunos de nove escolas da rede pública e estadual do município. Foram abordados conteúdos básicos de montagem e manutenção de computadores, como noções básicas de eletricidade e eletrônica; história e evolução dos computadores; sistema de numeração; unidades de grandeza na informática; arquitetura dos processadores e barramentos; conhecendo a placa-mãe com suas conexões; memória rom; memória ram; conhecendo as unidades de discos ópticos; placas de vídeo, entre outros.

48182043532_e007e72fb0_z“Estarmos aqui hoje, entregando esses materiais para que vocês possam desenvolver o trabalho de agora em diante é uma grande satisfação. Ver esses rostos ainda tão novos, indo atrás do que querem me deixa muito feliz”, destacou Osório de Souza, secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo.

O professor Jorge Luiz da Fonseca se mostrou emocionado ao falar da importância do estudo na vida das pessoas. “O que vocês devem ter em mente é que nunca vamos parar de estudar, o mercado de trabalho está sempre exigindo atualização e qualificação. Qualquer curso que a gente possa acrescentar no currículo é muito importante. O conhecimento tem valor”, afirmou o professor.

48181978626_c6c1793461_zDavi Braga, de 17 anos, aluno da Escola Municipal Professora Maria Ana Moreira, no Rio Várzea, agradeceu a chance que recebeu. “A oportunidade é algo que só vem uma vez, talvez nenhuma, por isso temos que agarrar quando elas passam, não sabemos como será o dia de amanhã. Do fundo do meu coração, muito obrigado ao prefeito por ter proporcionado essa experiência”, disse o estudante.

O evento aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí e contou com a presença de Suely Lopes, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo; Cássio Valença, coordenador do setor de Tecnologia da Educação e Damaris Rodrigues, formadora do NTME.

O Núcleo Tecnológico Municipal Educacional fica localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, ao lado da Igreja Matriz São João Batista.

Por Larissa Bastos