Em 4 de julho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí: Educação finaliza Processo Seletivo com mais de 2 mil professores inscritos

48133465001_4b95c8559e_zA Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur) encerrou na última terça-feira (02/07), as inscrições do processo seletivo simplificado para contratação imediata e formação de cadastro reserva, para contratação temporária de profissionais, objetivando atender as necessidades de excepcional interesse na rede municipal de ensino de Itaboraí.

Ao todo, 2.050 mil profissionais realizaram as inscrições, que ocorreram nos dias 26 e 27 de junho, para Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e 1 e 2 de julho, para professores do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Serão oferecidas 66 vagas e 235 para cadastro reserva. Dentre elas para as disciplinas de Educação Física (43); Matemática (05); Arte (05); Língua Inglesa (02), História (02); Ciências (01) e Geografia (01). Além de 07 vagas para professores da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. O salário varia entre R$ 998 a R$ 1.120, com carga horária de 14h e 22h semanais, com 2h de planejamento.

48133554317_b7b1b164d1_zO secretário municipal da Sectur, Osório de Souza ressaltou que o processo seletivo foi realizado para suprir a carência de 66 professores que atualmente faltam na rede municipal de ensino, além de formar um quadro reserva para futuras e eventuais necessidades.

“Quero tranquilizar os contratados que atuam nas escolas municipais, pois não haverá substituição de ninguém nesse momento. Será respeitado o prazo do término dos contratos de cada um até o final do ano. E uma novidade, o tão sonhado Concurso Público para a Educação sairá até dezembro deste ano, conforme o desejo do prefeito Dr. Sadinoel Souza. Temos uma Comissão, que está trabalhando com empenho, e já foram realizadas cinco reuniões” destacou Osório.

A Presidente da Comissão do Processo Seletivo, professora Lia Marcia Brant, avaliou como positivo o formato e o atendimento ao público, a maioria dos problemas foi à falta de documentação dos candidatos, conforme exigência no Edital nº 002/2019. “Infelizmente, um grande número de pessoas 48133553192_eebb04281a_znão leu o edital e outras deixaram para a última hora. Agradeço todo apoio e união da equipe da Sectur e de outras secretarias municipais, como a Administração; Transportes; Segurança Pública e Defesa Civil e em especial ao Trabalho e Renda, que na pessoa secretário Kaito Rangel e seus funcionários emprestaram com muito carinho o espaço do antigo Colégio Leão XIII, que hoje funciona o SINE”, ressaltou Lia Marcia.

Pensando na agilidade, falta de tempo e a crise financeira que as pessoas estão passando, a Comissão do processo seletivo resolveu fazer todas as etapas no mesmo dia: conferência de documentos, redação e entrevistas. Foram disponibilizados aproximadamente 100 profissionais da Sectur para atender esse grande público. A Comissão imediatamente após o término das inscrições iniciou o processo das correções das redações que serão feitas por professores de Língua Portuguesa, assim como a análise das entrevistas.

A divulgação da classificação preliminar estará disponível no dia 24 de julho, no Diário Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí: www.itaborai.rj.gov.br/diario-oficial/ ou na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo situada à Praça Marechal Floriano Peixoto, 18 – Centro, Itaboraí – RJ, 24800-165.

Por Thaís Azevedo