Em 24 de julho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí realiza II Fórum sobre Saúde Mental e Diretos Humanos

48359451741_0873838e5d_zNa tarde da última terça-feira (23/07), Itaboraí realizou o II Fórum Intersetorial de Saúde Mental e Direitos Humanos, na Primeira Igreja Batista de Itaboraí (Pibita). Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento, que teve como tema Política da Assistência Social, Saúde Mental e Intersetorialidade, contou com a presença de profissionais das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Habitação, além de usuários e familiares do Programa de Saúde Mental.

O fórum recebeu a presença dos palestrantes Guilherme Manhães, representante da coordenação da Saúde Mental de Itaboraí e coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Ilma das Flores e das Residências Terapêuticas; Mônica Sena de Abreu, assistente social, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e coordenadora de serviço de proteção básica; Dani Paes, assistente social, conselheiro municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro.

48359451511_b1b1c00c21_z“Quando falamos de saúde mental, pensamos naqueles que chamamos de doidinho ou de maluco, nunca pensamos que isso pode ser algo próximo. A saúde mental é importante para todos nós, trabalhadores que a cada dia tem que enfrentar dificuldades”, declarou Mônica Sena de Abreu, acrescentando que bandeiras precisam ser levantadas em defesa do desenvolvimento social e contra a perda de direitos.

O assistente social Dani Paes, falou do quanto cada pessoa e instituição podem ajudar a construir uma sociedade melhor, com a participação popular nas políticas públicas. “A assistência social é necessária e infelizmente está havendo uma desconstrução da política da assistência, estamos falando de algo que foi conquistado por muitos anos. E se nós, povo brasileiro e usuários, não cuidarmos e não tomarmos parte da política, não só da assistência, mas da educação, da saúde, nós vamos ficar desassistidos”, aconselhou Dani Paes.

48359451986_bc26bc8fab_zA mediadora do fórum e assistente social, Denildes da Silva falou da importância de encontros como esse para o fortalecimento das Políticas Públicas no município de Itaboraí. “O Fórum Inretsetorial faz parte da Política Nacional de Saúde Mental com o objetivo de estabelecer e fortalecer a rede de cuidado aos pacientes que sofrem de transtornos mentais. O Fórum prevê a participação de profissionais de todas as áreas, representantes da Sociedade Civil, usuários, familiares, estudantes e comunidade”, disse a assistente social, acrescentando que a ideia é que esses fóruns ocorram de dois em dois meses.

Um momento emocionante que ocorreu durante o evento, foi quando familiares e usuários dos programas sociais oferecidos pelo governo, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), entre outros falaram sobre a experiência de serem atendidos e do quanto essas políticas públicas são importantes para eles.

Por Larissa Bastos