Em 26 de julho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Festa junina do projeto Conviver com Idoso reúne mais de 500 pessoas

IMG_0006A Festa Junina do projeto Conviver com Idoso, da Secretaria Municipal de Governo, aconteceu na manhã da última quinta-feira (25/07), na Mini Fazenda Fiorella, em Alto do Jacu, em Itaboraí. O evento reuniu mais de 500 pessoas que fazem parte dos 18 polos espalhados pelo município, entre eles o de Marambaia, Aldeia da Prata, Vila Brasil, Itambi, Visconde, Porto das Caixas, Pachecos, Picos, Venda das Pedras, Reta Nova e Granjas Cabuçu.

IMG_0037Para o secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza, o projeto significa Saúde. “As pessoas aqui estão se curando de vários males, que são ocasionados por aquele momento em que eles deixam de trabalhar ou ter suas atividades regulares, com a chegada da aposentadoria ou qualquer outro motivo. Eles relatam o quanto conseguiram renovar a vida por conta desse projeto”, explicou o secretário.

IMG_0020“O projeto Conviver com Idoso é maravilhoso, traz aquilo que é necessário. Vida é movimento, e você está vendo isso aqui o tempo todo com essas pessoas. É um projeto de excelência, até mesmo porque nós chegaremos lá. Eles hoje representam o nosso futuro amanhã. Só dar uma olhada ao redor para ver todos se divertindo, os que estão se apresentando e os que estão assistindo”, disse Leonidas Souza, secretário municipal de Esporte e Lazer, ao lado do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Estevan Assis.

IMG_0012“Desde o ano passado participo do projeto, mas essa é a primeira vez que venho na festa aqui. A experiência de dançar foi ótima, suei bastante, que é o que os idosos precisam, se movimentar. Temos que ser inimigos do sofá, assim vamos prolongar nossa vida. E aplaudo os governantes que proporcionam projetos como esse”, compartilhou Joaquim Aurélio de Oliveira, de 78 anos, do polo de Manilha.

A coordenadora do projeto, Tânia Almeida da Conceição, falou sobre o quanto esse evento é esperado pelos participantes. “Eles ficam empolgados, esperam ansiosos por esse dia. Você pode notar que a animação deles é contagiante. Cada turma vai apresentar o que eles mesmos escolhem para dançar e se divertir”, disse Tânia, acrescentando que esse ano alguns polos se juntaram para que as apresentações de dança fossem feitas em conjunto, gerando uma maior interação entre eles.

IMG_0004Doralice Pereira, de 60 anos, faz parte do polo Marambaia e há quatro anos faz parte do projeto. “É a segunda vez que participo da festa junina, mas já frequento o polo há quatro anos, faço ginástica lá. Estou adorando o evento, gosto muito de festa junina e não poderia perder, vim ano passado e espero continuar participando”, contou Doralice, animada e vestida especialmente para a ocasião.

O projeto Conviver com Idoso visa resgatar a autoestima e o bem estar da população idosa. A inscrição é feita na sede do projeto, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16:30h, na FAETC Itaboraí – Av. Antônio Gomes, 1260 – Ampliação, Itaboraí – RJ, 24808-460.

Por Larissa Bastos