Em 29 de julho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura de Itaboraí realiza palestra “Boas Práticas Agrícolas”

48380759022_a13548ac06_zNa última sexta-feira (26/07), cerca de 50 produtores rurais de Itaboraí participaram da palestra “Boas Práticas Agrícolas”. A ação aconteceu no Sítio Monte Sinai, em Perobas, do proprietário e agricultor rural, Hernélio Vieira, conhecido como Nelinho.

O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro – Emater-Rio. E teve o objetivo de apresentar e difundir os resultados das boas práticas agrícolas implantadas pela extensão rural e das ações estruturantes promovidas pela Prefeitura de Itaboraí.

O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado, agradeceu ao agricultor Nelinho por ter aberto as portas de sua propriedade e ainda aos produtores participantes. “Viemos mostrar que a Agricultura no município é uma importante atividade econômica. E vemos essa tradição passar de geração em geração. Essa palestra visa o conhecimento, a troca de experiências e o aumento de emprego e renda no município”, destacou Renato, ao lado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Integração com o Comperj, Kaito Rangel.

48380758072_6c878c5d74_zA programação contou com apresentação das boas práticas agrícolas implantadas pela Emater-Rio na propriedade visitada; apresentação das ações estruturantes realizadas pela Prefeitura de Itaboraí, que beneficiaram o Sítio Monte Sinai e Visita à propriedade rural para observação das boas práticas agrícolas e ações estruturantes.

As palestras foram realizadas pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado; pelo engenheiro agrônomo da Emater-Rio, Geraldo José Moreira e pela engenheira agrônoma da Secretaria, Patrícia Fernandes.

Para o produtor rural, Hernélio Vieira, o Nelinho, essas parcerias são importantes, porque todos os lados ganham. “É sempre bom a gente estar se atualizando e adquirindo conhecimento. Eu trabalho na terra desde 1980, e tem aproximadamente 9 anos que faço parte da programa Agricultura Familiar. Hoje forneço alimentos para as escolas do município e escolas estaduais”, comentou Nelinho, que tem plantação de diversos tipos de laranja, além de limão e tangerina.

48380617511_aa4cbee9fa_zDentre os assuntos abordados, a utilização de leguminosas, adubação verde e pomar de laranja; manejo de solo (cobertura morta e outras); correção e adubação; análise física e química do uso racional no controle de pragas e doenças; irrigação. E ainda máquinas e equipamento disponibilizados pela Prefeitura para os agricultores (trator, microtrator, roçadeira, arado, grade, patrol); equipamento implantado para purificação de água; biodigestor caseiro e outros.

Em uma parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio, o município de Itaboraí recebeu cinco filtros de água. Ao todo, cinco propriedades, incluindo a do agricultor Nelinho, receberam o equipamento, que são pequenas estações de tratamento de água. De acordo com o gestor da pasta, Renato Machado, contatos estão sendo realizados para o recebimento de mais filtros, para atender outros agricultores rurais no município. Além de uma parceria para análise do solo, também pela Unirio.

Por Thaís Azevedo