PMI
PMI
Em 29 de julho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura de Itaboraí realiza palestra “Boas Práticas Agrícolas”

48380759022_a13548ac06_zNa última sexta-feira (26/07), cerca de 50 produtores rurais de Itaboraí participaram da palestra “Boas Práticas Agrícolas”. A ação aconteceu no Sítio Monte Sinai, em Perobas, do proprietário e agricultor rural, Hernélio Vieira, conhecido como Nelinho.

O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro – Emater-Rio. E teve o objetivo de apresentar e difundir os resultados das boas práticas agrícolas implantadas pela extensão rural e das ações estruturantes promovidas pela Prefeitura de Itaboraí.

O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado, agradeceu ao agricultor Nelinho por ter aberto as portas de sua propriedade e ainda aos produtores participantes. “Viemos mostrar que a Agricultura no município é uma importante atividade econômica. E vemos essa tradição passar de geração em geração. Essa palestra visa o conhecimento, a troca de experiências e o aumento de emprego e renda no município”, destacou Renato, ao lado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Integração com o Comperj, Kaito Rangel.

48380758072_6c878c5d74_zA programação contou com apresentação das boas práticas agrícolas implantadas pela Emater-Rio na propriedade visitada; apresentação das ações estruturantes realizadas pela Prefeitura de Itaboraí, que beneficiaram o Sítio Monte Sinai e Visita à propriedade rural para observação das boas práticas agrícolas e ações estruturantes.

As palestras foram realizadas pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado; pelo engenheiro agrônomo da Emater-Rio, Geraldo José Moreira e pela engenheira agrônoma da Secretaria, Patrícia Fernandes.

Para o produtor rural, Hernélio Vieira, o Nelinho, essas parcerias são importantes, porque todos os lados ganham. “É sempre bom a gente estar se atualizando e adquirindo conhecimento. Eu trabalho na terra desde 1980, e tem aproximadamente 9 anos que faço parte da programa Agricultura Familiar. Hoje forneço alimentos para as escolas do município e escolas estaduais”, comentou Nelinho, que tem plantação de diversos tipos de laranja, além de limão e tangerina.

48380617511_aa4cbee9fa_zDentre os assuntos abordados, a utilização de leguminosas, adubação verde e pomar de laranja; manejo de solo (cobertura morta e outras); correção e adubação; análise física e química do uso racional no controle de pragas e doenças; irrigação. E ainda máquinas e equipamento disponibilizados pela Prefeitura para os agricultores (trator, microtrator, roçadeira, arado, grade, patrol); equipamento implantado para purificação de água; biodigestor caseiro e outros.

Em uma parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio, o município de Itaboraí recebeu cinco filtros de água. Ao todo, cinco propriedades, incluindo a do agricultor Nelinho, receberam o equipamento, que são pequenas estações de tratamento de água. De acordo com o gestor da pasta, Renato Machado, contatos estão sendo realizados para o recebimento de mais filtros, para atender outros agricultores rurais no município. Além de uma parceria para análise do solo, também pela Unirio.

Por Thaís Azevedo

LEIA MAIS EM PMI



Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
Fale Conosco: comunicacao@itaborai.rj.gov.br
©2019 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável