Em 29 de julho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Projeto de férias da Biblioteca Municipal faz sucesso entre as crianças

48405514086_ea145cc78e_zNa última semana, de 22 a 26 de julho, a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, em Itaboraí promoveu o projeto “Férias na Biblioteca”, para crianças da região. A programação apresentou contações de histórias, oficinas de arte, brinquedo e desenho em sua sede, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, e foi um sucesso de público.

Com um público em média de 68 pessoas por dia, que participaram em duas sessões, devido ao espaço disponível e a grande procura nos dois primeiros dias, foi necessária a distribuição de senhas. Recebendo famílias de outros municípios, como Cachoeiras de Macacu e Maricá, o evento cresce a cada ano e para a professora e contadora de histórias, Bianca Barboza, é fundamental o incentivo de todos à leitura, principalmente das crianças.

48405663752_5bb2c292ba_z“Hoje em dia, muita gente repete por aí que ninguém gosta de ler, que as bibliotecas estão vazias. Mas a tecnologia não veio para roubar o lugar do livro, ela veio para somar”, contou a professora.

“Já participei de outros eventos como esse. Acho bem bacana esse tipo de projeto, porque incentiva as crianças a lerem mais. Minha mãe e a Bianca, que trabalha aqui foram às pessoas que me incentivaram a ler e eu fui me apaixonando”, disse Rara Marchon, 10 anos, estudante do 4º ano, que gosta de vários gêneros da literatura e é fã da Turma da Mônica.

48405663952_e820dd658b_zAlessandra Rosa da Costa, moradora de Outeiro das Pedras, levou o filho e o sobrinho para participarem da tarde de contação de história e oficina com dedoche. “Resolvi trazer os dois aqui hoje porque as crianças não conhecem mais a biblioteca, elas não frequentam mais por causa dessa era digital e acabam tendo pouco contato com livros. O colégio do meu filho ainda incentiva que os alunos participem de clubes de leitura, mas em relação à biblioteca pública é importante que eles saibam que existe esse espaço e que todos podem aproveitar”.

Além de Bianca Barboza, também contribuíram contando histórias, as professoras, Susana Gomes e Ana Luísa Magalhâes e dando oficinas, o desenhista e cartunista Paulo Alves e o Ateliê Márcia Cris.

A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo atende a todos e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Por Larissa Bastos