PMI
PMI
Em 30 de julho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura de Itaboraí facilita a instalação de novas empresas na cidade

48380864576_a2edefae90_zA região do Leste Fluminense, que é formada por 16 municípios e onde Itaboraí está inserida, é responsável por 16% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, e tem mostrado avanços significativos  na área de Desenvolvimento Econômico. A Secretaria Municipal de Fazenda, por meio do Centro do Empreendedor tem viabilizado o avanço e fortalecimento dos pequenos e microempreendedores da cidade. Inovando com orientações, processos simplificados e desburocratização dos procedimentos para legalização, a Prefeitura de Itaboraí ainda auxilia na abertura e regularização de empresas no município.

De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Edson Brandão, Itaboraí vive um momento de retomada na área do petróleo e gás, com a construção da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), mas suas potencialidades estão além disso. “Temos uma logística diferenciada que atrai diversos segmentos que buscam uma distribuição mais eficiente de seus produtos, e diversos pontos com uma boa infraestrutura preparados para receber e atender a múltiplas modalidades empresariais. O governo tem investido em diversas melhorias para o ambiente de negócios, como a nova estrutura do Centro do Empreendedor”, afirmou o secretário.

48381001752_830423fc3b_zO Centro do Empreendedor tem como objetivo principal valorizar o contribuinte, buscando mesmo com as dificuldades, dar a eles um atendimento ágil e eficaz. E ainda trabalhando sempre com consumo consciente, para que o investimento seja feito da maneira correta. De acordo com levantamento feito, foram realizados no primeiro quadrimestre aproximadamente 245 atendimentos presenciais por mês; 206 atendimentos por CHAT e 480 viabilidades aprovadas. Além de diversos Microempreendedores Individuais (MEIs) capacitados, através de cursos realizados em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  “O objetivo principal do Centro do empreendedor é mostrar para nossos empreendedores que a prefeitura atuará como parceiro no processo de legalização, procurando sempre melhorar nossos serviços e perceber através dos nossos diversos canais as demandas da sociedade” informou Humberto de Mattos Responsável pelo Centro do Empreendedor.

O representante do Condomínio Edifício Enterprise City Center, em Itaboraí, Renato Amorin relatou sobre os avanços e investimentos que estão feitos no centro da cidade. “O edifício abriga torres comerciais onde estão localizados três grandes empreendimentos: as lojas Pernambucanas, Leader e a empresa Amigão, que está em fase de planejamento. Importante salientar o esforço que a Prefeitura vem desenvolvendo, com a implantação do alvará digital, que irá facilitar muito a chegada de novos empreendimentos. Vale ainda destacar que cerca de 4 meses atrás quando estava sendo instalada no Enterprise, o Consórcio GTR 3, composto de Petrobras e Encalso foi solicitado que o condomínio apresentasse o alvará de funcionamento,  com o apoio  do Centro Empreendedor pudemos obter toda a documentação legal em tempo hábil”, ressaltou Renato.

A implementação do alvará digital, que tem o intuito promover mais integração, rapidez e economia, para estimular o empreendedorismo em Itaboraí é uma conquista que juntamente com a inserção da 33ª Delegacia da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA), se tornaram conquistas alcançadas graças às demandas trazidas através do canal direto com a sociedade, e principalmente através dos contadores. A Delegacia da JUCERJA visa agilizar a abertura e alteração de empresas, com esse processo sendo realizado em até duas horas. Além de preservar a autenticidade dos documentos, manter um cadastro atualizado com informações sobre as empresas, entre outros serviços. A Delegacia da Junta Comercial de Itaboraí fica localizada no Centro do Empreendedor, na Avenida 22 de Maio, nº 6331 – bloco 1  – 7º andar / Sala 311 – Edifício Hellix Business Center, no bairro Jardim Imperial.

48380865446_814fc1350b_z“Meu ramo é a Educação e minhas expectativas para o município são as melhores possíveis. Em particular quero agradecer a Secretaria e ao Centro do Empreendedor, que juntaram esforços para facilitar a vida do empresário, em Itaboraí. Eu pedi o meu documento hoje e no mesmo dia recebi, já está em minhas mãos para entregar onde preciso”, contou Fábia Rodrigues Terra, dona do Centro Educacional Lopes Videira (CELV), em Venda das Pedras.

Para Davidson Justi, diretor comercial da Empresa Atom Veicular – Proteção Inteligente, a cidade de Itaboraí foi escolhida primeiramente por suas competências e por estar localizada entre um centro comercial. “Nossa expectativa era alavancar a empresa com um determinado número de associados e em pouco tempo essa quantidade dobrou. Com ajuda do Centro Empreendedor, onde fomos muito bem atendidos e orientados, conseguimos todas as documentações legais necessárias para a associação continuar funcionando de forma lícita. Um diferencial é que não precisamos ir até o setor, recebemos a documentação por email, isso agiliza muito nossa vida corrida”, frisou o diretor comercial.

Por  Sabrina Peres

LEIA MAIS EM PMI



Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
Fale Conosco: comunicacao@itaborai.rj.gov.br
©2019 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável