Em 30 de julho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Profissionais da Educação participam de palestra de boas-vindas ao 2º semestre de 2019

48406099992_ddbc9bd552_zAproximadamente 2 mil profissionais de Educação do município, entre professores da Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA); professores mediadores; coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, diretores, psicólogos e outros participaram da palestra de abertura do 2º semestre do ano letivo de 2019, na última segunda-feira (29/07).

O encontro aconteceu na Igreja Internacional da Graça de Deus, em dois turnos, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, e contou com a palestra “A BNCC na prática: desafios e possibilidades”, ministrada pelo professor Júlio Furtado.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza, comentou da importância dos profissionais e destacou seus planos para a Educação no município. Dentre eles, a implementação de meios para o 1/3 de planejamento extraclasse na jornada de trabalho do magistério; escolas de tempo integral, com atividades no contraturno; a continuação das obras do Instituto Federal Fluminense (IFF) e a busca do Colégio Pedro II para o Ensino Básico no município.

48406100832_f659d23106_z“Vocês são a mola propulsora da transformação do Brasil, mas não adianta  ficarmos só na oratório, precisamos dar condições de trabalho. Itaboraí ressurgirá economicamente das cinzas a partir do ano que vem, e peço mais uma vez o voto de confiança de vocês. Me comprometo a buscar meios para cumprir com todas as metas, e assim melhorar também as condições dos nossos profissionais de Educação. Outra situação que conseguimos resolver foi o salário dos nossos terceirizados que atuam na limpeza, merenda e portaria das escolas. Antes eles recebiam o salário entre o dia 20 e 30 de cada mês, hoje nós pagamos até o 5º dia útil ou nos primeiros 10 dias do mês. Isso é dar dignidade ao trabalhador, que tanto faz por nossa Educação”, disse o prefeito, ao lado dos vereadores Marcos Araújo e Agnaldo Coutinho.

Em uma palestra dinâmica sobre o tema da BNCC – Base Nacional Comum Curricular – o professor Júlio Furtado falou sobre os parâmetros, diretrizes e base curricular do documento que determina os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem aprender. Todos os currículos de todas as redes públicas e particulares do país deverão conter esses conteúdos.

48406101257_db5f9a6c43_z“A BNCC é uma lei, que chega as salas de aula já no início do ano letivo de 2020 e que define os conhecimentos essenciais para toda a Educação Básica e é obrigatória. Ela, teoricamente, ajuda a diminuir as desigualdades de aprendizagem: todos os alunos terão, legalmente, o mesmo direito de aprender o que é fundamental”, disse Júlio.

Júlio Furtado é graduado em Geografia e Pedagogia. Além de ser diplomado em Psicopedagogia pela Universidade de Havana, em Cuba; mestre em Educação pela UFRJ; Doutor em Ciências da Educação e professor universitário (Graduação e Pós-graduação), dentre outras especializações.

Ovacionado pelos participantes, o secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur), Osório de Souza, falou do concurso da Educação, que acontecerá ainda este ano. Foi realizado todo levantamento de impacto financeiro, e o objetivo é que os aprovados estejam em sala de aula já no início do ano letivo de 2020. E ainda parabenizou os presentes pelo empenho, dedicação e resiliência de ser professor, uma função difícil no país. Para o gestor da pasta, que também é professor, a categoria é pouco valorizada a nível nacional e é necessário buscar o entendimento dos políticos da real importância da profissão, a mais importante do mundo.

48405951016_e26fa77d8b_z“O Governo Federal cria muitas regras para nós, mas não aporta recursos para isso. Precisamos, por exemplo, ter o mínimo de 10% do PIB – Produto Interno Bruto – do Brasil investido em Educação e não apenas 7% como são hoje. Mas vamos continuar trabalhando com muito afinco, para que a Educação traga a liberdade para o povo brasileiro, em especial ao povo de Itaboraí”, afirmou o secretário.

A professora de Educação Infantil do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Odília de Miranda Rosa, em Quissamã, Ingrid Conceição da Costa ficou encantada com a palestra. “Eu não conhecia o palestrante, mas já tinha escutado falar. Uma das coisas mais interessantes que observei é que ele ainda é professor de sala de aula, e fala de professor para professor, sabe da nossa realidade. Ele tem 40 anos em sala de aula e isso é algo surpreendente”, disse a professora que aprova as capacitações oferecidas pela Sectur.

O evento contou ainda com a parceria do Programa Mais Leitura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro com a Imprensa Oficial, com a venda de livros novos, no valor entre R$2 a R$7, e também com sorteio de livros.

Por Thaís Azevedo

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí