Em 31 de julho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Saúde promove ações de prevenção a Hepatites Virais

48406245072_dbac6e1123_z
Para celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, que é comemorando anualmente no dia 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atenção Especializada (SAE) em IST, AIDS e Hepatites Virais realizou na última segunda-feira (29/07), ações integradas de prevenção e conscientização das Hepatites Virais.

A coordenadora do Serviço de Atenção Especializada em IST, AIDS e Hepatites Virais, Viviane Braga, ressaltou a importância de fazer o teste e se prevenir da doença. “As ações de combate às hepatites virais são realizadas na rotina diária da rede municipal de Saúde. Neste mês estamos intensificando o trabalho de alertar a população sobre a gravidade da doença. A hepatite é uma doença silenciosa o que aumenta o risco de uma infecção evoluir, podendo se tornar crônica e assim causar graves danos no fígado, como a cirrose e o câncer. Pois isso é importante realizar exames preventivos de rotina e indico fazer o exame do teste rápido para hepatites que temos no município gratuitamente”, afirmou Viviane.

48406245432_28b7be6fe9_zAs ações foram realizadas em pontos estratégicos, com palestras explicativas, esclarecimento sobre as doenças e entrega de insumos de preservação, como preservativos.

O tratamento é garantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e após o diagnóstico, por teste rápido, o paciente é encaminhado para o SAE de Itaboraí, onde será realizado todo o acompanhamento do tratamento, com uma equipe disciplinar que é totalmente gratuito. As consultas são agendadas diretamente no setor e o paciente deve levar o encaminhamento com guia de referência de sua Unidade Saúde, com o resultado comprovado e ainda RG e CPF. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município realizam a coleta convencional para hepatite B e C.

“Ótimo esse trabalho de divulgação  de transmissão e tratamentos destas doenças, pois ainda nos tempos em que vivemos existem muitos tabus sobre essa questão. O importante é se prevenir, fazer os exames e cuidar do nosso corpo, que é a nossa casa”, afirmou a esteticista Ana Clara Muniz, que assistiu uma das palestras de prevenção.

48406244177_5ca7ac3cba_zO Serviço de Atenção Especializada (SAE) em IST, AIDS e Hepatites fica localizado na Avenida Luiz Fernando Nanci S/N lote 17, quadra 13 – bairro Nancilândia. Horários de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Hepatite:

É uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas. As Hepatites A e B são as mais comuns no Estado do Rio de Janeiro e principalmente da região de Itaboraí.

E podem ser transmitidas depende do tipo do vírus. Sobre os três de maior importância: a hepatite A é transmitida por via fecal-oral, de uma pessoa infectada para outra ou através de água ou alimentos contaminados. O vírus B é transmitido principalmente por via sexual, mas pode também ser transmitido pelas vias parenteral e perinatal (gestação/parto). A hepatite C tem o contato com sangue contaminado como principal via de transmissão.

Por Sabrina Peres