Em 31 de julho de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí realizará Projeto República Consorciada

48414810271_79880ce1bb_zA Prefeitura de Itaboraí recebeu na manhã da última terça-feira (30/07), no Salão Nobre, uma reunião sobre o Projeto República Consorciada com a presença da juíza da 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital e integrante da Comissão de Articulação de Programas Sociais (COAPS/TJRJ), Glória Heloíza Lima e representantes dos municípios de Maricá e Niterói.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Estevan Assis relatou sobre a importância da integração entre os poderes Judiciário e Executivo em prol das políticas sociais para o município. “Visamos os fundamentos das políticas públicas, buscando ações que diminuam a desigualdade social, através da assistência social e acesso a qualificação e qualidade de vida a todos. Esse projeto é uma implementação que vem para trazer uma nova visão para a cidade”, afirmou o gestor da pasta.

O Projeto República Consorciada é um piloto que será realizando na cidade de Itaboraí e prevê uma cooperação entre os poderes Judiciário e 48414809756_4cececf370_zExecutivo para facilitar a inserção de jovens assistidos pelas Varas da Infância, da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça do Rio no mercado de trabalho. A proposta, é que esses jovens em delito com o Estado ou que viveram em abrigo até completar 18 anos sejam absorvidos pelas iniciativas privadas e Prefeituras, para receber uma capacitação em seu primeiro emprego nesses locais. Além disso, o projeto antecipa a necessidade de uma moradia para esses jovens nesse período de transição.

A juíza da 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital e integrante (COAPS), Glória Heloíza Lima parabenizou a cidade de Itaboraí por receber esse projeto. “Um marco inicial da realização desse projeto social de inclusão dos jovens entre 18 e 21 anos, que não foram adotados ou foram abandonados e estão em situação vulnerável. Esse projeto vem do desejo de promover a continuidade da proteção social necessária daqueles que ainda não conquistaram a sua autonomia financeira. O Projeto República Consorciada foi um pedido da COAPS aos prefeitos do Conleste e a cidade de Itaboraí deu o primeiro passo adotando essa proposta, mostrando um olhar humanizado e sensibilizado com relação às políticas públicas sociais” disse a Juíza.

48414991652_61633b0c28_zOutro projeto social com a Integração do Conleste é o “Todos Pelo Rio de Janeiro”, que busca engajar as grandes empresas, presentes no Rio de Janeiro, com o intuito de fazer com que o setor privado invista em políticas públicas voltadas à população vulnerável do Estado do Rio de Janeiro. Assim como o Conleste, o Governo Estadual acredita que para se desenvolver de uma forma mais harmônica, é necessária a união de todos (Governo, Iniciativa Privada e Sociedade Civil).

Na ocasião, aconteceram debates e trocas de ideias entre os participantes do encontro. Além de uma visita externa no local que será construído a República Consorciada. Estiveram presentes a reunião, o coordenador da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói, Vilde Dorian; o secretário de Assistência Social de Maricá, Jorge Castor; o secretário municipal de Esporte e Lazer, Leonidas Souza; o secretário municipal de Planejamento, José Fernando Soares; o diretor geral do Conleste, João Leal e o chefe de Gabinete e secretário municipal de Governo, Jorge Antônio Silva.

Por Sabrina Peres

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí