Em 1 de agosto de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Participantes do Conviver com Idoso fazem aulão na antiga Praça da Feira

48431065502_df8ff80c2d_zAnimação foi o que não faltou no aulão de atividades físicas do projeto Conviver com Idoso, na manhã desta quinta-feira (01/08), na Praça Itamar da Silva Júnior, antiga Praça da Feira, no Centro da cidade. Ao todo, mais de 500 idosos, que fazem parte do projeto, divididos em 18 polos espalhados pelo município participaram da programação, que contou com alongamento, aquecimento, aula de ginástica e dança, além de um café da manhã compartilhado.

Prestigiando a ação, o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza destacou a importância do Conviver com Idoso para a população da terceira idade. “Esse projeto é maravilhoso e renova a vida dos participantes. E ainda nos estimula a querer fazer sempre mais por vocês”, disse o chefe do Executivo.

Um dos mais empolgados nos exercícios, o aposentado Arlindo Barboza da Silva, 77 anos está há quase dois anos no projeto, fazendo atividades físicas no polo de Venda das Pedras. Para ele, o Conviver com Idoso é uma renovação de energia. “Eu adoro este projeto e o prefeito está de parabéns por mantê-lo. E vou continuar nele, brincando até aonde eu puder”, disse o morador de Nancilândia.

48431065852_4dd5b9c2a0_zO professor de Educação Física, que faz parte do polo do Centro, Wanderson Oliveira, mais conhecido como Amendoim, comentou do novo local das atividades físicas, na Praça Itamar da Silva Júnior.

“Muitos dos nossos alunos do projeto não conheciam essa nova Praça, depois da sua revitalização. E ficou muito boa, inclusive com o chão plano, que é de suma importância para eles. E não temos só idosos presentes, mas também pessoas de várias idades, em um momento de integração e autoestima”, disse Amendoim, que espera que mais aulões como este aconteçam, para reunir todos os polos.

“O projeto Conviver com Idoso surgiu em 1990 e já vai completar 30 anos. Quero agradecer primeiramente a Deus e ao prefeito Dr. Sadinoel por retornar o projeto em sua essência, com todas as atividades. Obrigada a cada um aqui presente, e saibam o quanto é prazeroso fazer parte da família Conviver com Idoso”, declarou a coordenadora do projeto, Tânia Almeida.

48430925196_963280ef50_zAs amigas, Margarida Calixta Isauro, 77 anos e Nair da Silva Pereira, 83 anos, participantes do projeto há quase 15 anos, não imaginam mais as suas vidas sem o Conviver com Idoso. “Faço atividades físicas no polo do Centro e curso de informática, além das aulas no Centro de Referência da Educação Municipal do Idoso de Itaboraí (CREMII), e também já fiz aulas de hidroginástica. Eu sempre participo de todos os eventos externos e faço questão de não perder nada. O projeto é maravilhoso e tenho muitos amigos aqui”, disse Margarida, moradora de Joaquim de Oliveira.

O projeto Conviver com Idoso é gerido pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Governo e conta com aproximadamente 1,4 mil inscritos, acima dos 50 anos de idade. Ao todo, são 18 polos, com professores qualificados, graduados em Educação Física, que oferecem atividades físicas, proporcionando melhor qualidade de vida e evitando o sedentarismo. E tem o objetivo de resgatar a autoestima e o bem-estar da população idosa. Os polos são nos bairros do Centro, Rio Várzea, Outeiro das Pedras, Santo Antônio, Manilha, Aldeia da Prata, Marambaia, Vila Brasil, Granjas Cabuçu, Itambi, Visconde, Porto das Caixas, Venda das Pedras, Picos, Pacheco, Reta, Cabuçu e Ampliação (hidroginástica).

48431065162_ac4e606158_zE ainda cursos gratuitos que acontecem na sede do projeto, em Ampliação. Dentre os cursos, tricô, crochê, vagonite, pintura de tecido e de tela, bordado, desenho e informática. Além de hidroginástica e atendimentos de fisioterapia, psicologia e geriatria.

Para se inscrever, basta ir à sede do projeto Conviver com Idoso, localizado no prédio da Faetec, que fica na Av. Antônio Gomes, nº 1260, em Ampliação, Itaboraí. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16:30h. É necessário levar a cópia dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Vale ressaltar que para as atividades físicas é imprescindível o atestado médico.

Nesta gestão, a Praça Itamar da Silva Júnior foi totalmente revitalizada e entregue população no mês de junho. O espaço conta com banheiros públicos, academia para a terceira idade e um bicicletário. Além de oito canteiros de jardinagem, drenagem, novos pontos de iluminação, pergolado, mesa de jogos e bancos.

48431065652_1d80b65a4e_zO evento contou ainda com a presença dos secretários municipais de Governo e chefe de Gabinete, Jorge Antônio Silva; de Esporte e Lazer, Leonidas Souza; de Desenvolvimento Social, Estevan Assis; de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado; o controlador geral do Município, Joaquim Gama e o consultor geral do Município, Sílvio Pinho.

Por Thaís Azevedo