Em 2 de agosto de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Desenvolvimento Social realiza ações oferecidas à população itaboraiense

48322034546_a2ccea3fbb_zO cuidado e zelo com as pessoas são práticas permanente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que vem realizando diversas ações que buscam alavancar as políticas sociais no município.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Estevan Assis ressaltou a importância da pasta para a cidade. “Destaco aqui a gestão como um todo, resultado de um trabalho sério e eficiente, voltado exclusivamente para as políticas públicas sociais, bem como as pessoas que necessitam”, afirmou o secretário.

O município de Itaboraí em sua gestão plena, conta com seis Centros de Referência de Assistência Social – CRAS que abrangem diversas áreas, sendo estas: Cras Reta (35 áreas), Cras Apollo (30 áreas), Cras Visconde (19 áreas), Cras Ampliação (17 áreas), Cras Itambí (15 áreas), Cras Jardim Imperial (08 áreas). No local, a população é acolhida podendo participar das atividades oferecidas,  como: taekwondo, capoeira, capoterapia, Serviços de Convivências com mulheres de 19 a 50 anos (oficinas), bordado, confecção de bonecas, unhas e rodas de conversa Entre outras atividades com gestantes e idosos, oficina de barbearia, violão, oficina de Serviços de Convivências com crianças, aula de desenhos e zumba.

Através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, o projeto Café na Medida vem acompanhando adolescentes e suas famílias bimestralmente, sobre questões que permeiam as vivências socioculturais e educativas.

Os encontros são realizados entre a equipe técnica do CREAS, os adolescentes e seus responsáveis. Entendendo o trabalho intersetorial como um dos pilares na ação socieducativa, o Juizado da Infância, Juventude e do Idoso da Comarca de Itaboraí, representado pela promotora de Justiça, Rhamile Sodré registrou um elogio em ata oficial aos serviços sociais oferecidos a população.

48382315442_6dc50f4780_z“Venho destacar que o então secretário Estevan, vem exercendo suas atividades de forma profissional e eficiente prestando a essa Promotoria de Justiça, elevada contribuição para resolução imediata das questões inerentes a criança e o adolescente em situação de risco residentes no município. Além do CREAS e CRAS contamos com colaboração de outros equipamentos compostos por excelentes profissionais técnicos, que atendem a Secretaria de forma atenciosa sem medir esforços para executar suas tarefas com grande qualidade e dedicação”, frisou a promotora.

Na atual gestão, as ações da Assistência Social garantem cidadania a toda população, além de gerir programas e convênios com órgão governamentais, a pasta desenvolve variadas pautas de interesse popular. Como as Ações Sociais realizadas em articulação com os demais órgãos públicos e instituições privada, com o intuito de garantir universalidade de acesso aos serviços públicos da cidade. As ações ocorrem mensalmente em locais de maiores índices de vulnerabilidade do município.

48081077352_306286f838_zOutro serviço é o Centro Pop que visa o resgate da cidadania. Em um ano, foram realizados aproximadamente 3.953 mil atendimentos, registrados 89 indivíduos identificados em situação de rua e 18 recambiamentos (é o retorno para cidade de origem de pessoas que se encontram em situação de rua). O serviço é especializado no atendimento e acompanhamento a pessoas que estejam vivenciando a situação de rua, com a finalidade de auxiliar na construção de novos projetos e trajetórias de vida, viabilizando vivências que favoreçam o alcance da autonomia e cidadania. Além do Serviço de Abordagem Social, que tem como principal objetivo identificar as pessoas em situação de rua e promover o acesso a serviços públicos. Importante destacar que existem outros serviços que são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social oferecidos a população itaboraiense.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social fica localizada na Rua João Caetano, nº 94, no Centro.

Por Sabrina Peres

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí