Em 2 de agosto de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Projeto Defesa Civil nas Escolas entrega diplomas aos alunos participantes

48433092811_f403e894c6_zCerca de 70 alunos do 5º ano da rede municipal de ensino de Itaboraí, da Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu, em Nancilândia, receberam na última quinta-feira (01/08), os diplomas de participação e sorteios de brindes. O encontro ocorreu no auditório da unidade escolar.

O subsecretário de Defesa Civil, Marlon Pina agradeceu a escola por abrir as portas para receber a equipe e parabenizou os alunos pela participação. “Foram cinco encontros e hoje é o final desse roteiro de ensinamento que os alunos irão levar para vida. É uma oportunidade de reforçamos as ações que trabalham a prevenção”, disse Marlon.

A equipe da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil realizou quatro encontros com a turma do 5º ano, onde foram desenvolvidos temas como noções básicas de primeiros socorros; desastres naturais com foco no município de Itaboraí e os cinco pilares da Defesa Civil que são: prevenção; preparação; mitigação; resposta; reconstrução. E ainda questões como cidadania, valorização a vida, acidentes domésticos e combate a incêndio. Além de algumas dinâmicas realizadas junto aos alunos. No quinto encontro os estudantes participaram de uma visita técnica ao Corpo de Bombeiro da cidade, onde os estudantes puderam conhecer um pouco mais do cotidiano e da profissão do bombeiro e ainda outras atividades.

48433237077_e88a8f6118_bPara Gabriel Mariano Cabral, 11 anos, as aulas foram importantes momentos de aprendizado. “Muito legal, descobri mais sobre muitas coisas. Em caso de desastre o número que devo ligar e também em casos de acidente em casa. Contei para meus pais e eles ficaram bem felizes que na escola estão nos ensinando”, afirmou o estudante.

A equipe da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil foi homenageada pela escola com uma linda poesia escrita por uma professora. Ao final do evento foram sorteados bicicletas e bolas para os alunos que participaram dos encontros.

Nicoly Raiter, 10 anos, comentou sobre a visita ao Corpo de Bombeiros. “Foi incrível, eu andei no caminhão do Bombeiro. É bom entender e saber de perto um pouco mais de como funciona a profissão deles. Fico feliz que a equipe da Defesa Civil escolheu nossa escola”, contou Nicoly

48433093851_00fc9b9f0b_zEstiveram prestigiando o evento, a subsecretária de Gestão e Ensino, Lúcia Helena Duarte; o comandante da Guarda Municipal de Itaboraí, Alexandre de Lima e a equipe da Defesa Civil.

A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil vem desenvolvendo, além do Projeto Defesa Civil nas Escolas, a capacitação e treinamento dos moradores na comunidade e também o  Sistema de Alerta, que orienta sobre perigos futuros.

Por Sabrina Peres

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí