Em 6 de agosto de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Unidades de Saúde do município têm vacina contra Sarampo

42136170641_ced1b4c7a0_zMesmo sem registrar nenhum caso de Sarampo até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) está disponível em todas as Unidades de Saúde do município.

Apesar do Ministério da Saúde não ter sinalizado sobre nenhuma campanha de vacinação contra a doença, para a região até o momento, a Prefeitura de Itaboraí informa que é importante manter as vacinas em dia. Pessoas com idade de um a 29 anos recebem a vacina em duas doses, já acima dos 30 até os 49 anos, é dada apenas uma dose.

O Sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias, expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os sintomas da doença são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e exantema maculo-papular generalizado.

Para se vacinar é necessário apresentar o cartão de vacinação na Unidade mais próxima a sua residência, e caso não seja possível, o profissional irá orientá-lo sobre o que deverá ser feito.

As Unidades de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Clique aqui para conferir os endereços das Unidades de Família.

Por Larissa Bastos