Em 8 de agosto de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Prefeitura de Itaboraí incentiva o futebol feminino

48482869922_408552465e_zMaquiagem, esmalte e cabelos arrumados fazem parte da vaidade feminina. Mas no time de futebol feminino de Itaboraí, o Grêmio Esportivo Semeador, quando a bola rola em campo o estereótipo de sexo frágil é deixado de lado e as jogadoras se tornam verdadeiras competidoras. Em campo, elas não lembram mais das unhas, dos cabelos ou maquiagem, provando que futebol é coisa sim de mulher.

O Grêmio Esportivo Semeador é apoiado pelo Programa de Apoio as Escolinhas Comunitárias (Paec), oferecido pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

O Paec é um programa municipal que visa incentivar crianças e jovens ao esporte, proporcionando condições de desenvolvimento humano e melhoria da qualidade de vida através do envolvimento das modalidades esportivas. As escolinhas contempladas recebem kits esportivos como bolas, cones, coletes, tênis, apitos, uniformes e bomba de ar. Além de participarem de campeonatos municipais, eventos esportivos e outros.

48482868732_00f411d619_zEm Itaboraí o Paec apoia aproximadamente 40 escolinhas comunitárias de futebol, espalhadas por diversos bairros da cidade. O programa ainda promove ações de orientação pedagógica e incentiva eventos de intercâmbio e ações sociais.

“Sempre gostei de futebol e sonho jogar em um grande time. Os treinos do Semeador me ajudam muito. Aqui encontro as orientações e apoio que preciso para realizar meu sonho”, disse a jogadora Mariana Pereira, de 15 anos, moradora de São Joaquim.

O Grêmio Esportivo Semeador treina duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h e das 15h às 17h, no Citrus Clube, em Rio Várzea, localizado na Rua Papa João XXIII, nº 35. Para fazer parte, é necessário ser maior de 5 anos de idade, comparecer ao local nos dias e horários dos treinos com xerox dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. Menores devem apresentar os mesmos documentos dos responsáveis.

Na última quarta-feira (07/08), as jogadoras, que são orientadas pelo treinador Helênio Barros, receberam a visita do coordenador do Paec, Marcus Vinícius Ribeiro. Ele aproveitou a oportunidade para bater um papo com as jogadoras. Marcus Vinícius estava ainda acompanhado do ex-jogador do Clube de Regatas Vasco da Gama, Avaí e Guarani, Brener Antunes, que contou sua trajetória as jovens jogadoras e as incentivou a perseverar e correr atrás dos sonhos. Ainda na ocasião o time recebeu duas novas bolas para continuar o treinamento da melhor forma.

48482716961_e3dddb2b80_z“Tirem bastante proveito desta oportunidade que vocês estão tendo deste trabalho que é feito com muito amor e carinho. O futebol feminino está muito em evidência neste momento no Brasil e vocês precisam estar preparadas quando a oportunidade surgir”, ressaltou Brener.

O treinador Helênio Barros, reforçou o recado dado pelo atleta, dando ainda exemplos de jogadoras que começaram treinando no time e que hoje fazem suas carreiras em times como o Botafogo, entre outros.

“Eu fico muito feliz em contar o sucesso de meninas que começaram como vocês e hoje estão jogando em grandes times. E não foi sorte, mas disciplina, empenho e determinação. Isso é o que vai fazer de cada uma atleta de sucesso”, comentou Helênio.

Por Marcely Figueiredo