Em 12 de agosto de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Evento marca lançamento do livro Letramentos no Ensino de Língua Portuguesa

48520086946_69a4a812d3_zNa manhã desta segunda-feira (12/08), aconteceu o lançamento do livro Letramentos no Ensino de Língua Portuguesa, no Esporte Clube Comercial, no Centro. Mais de 60 professores, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da rede municipal de Educação estiveram presentes para ouvir e compartilhar experiências em sala de aula. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal Educação, Cultura e Turismo (Sectur).

O livro é uma compilação de dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Letras, da UERJ, que tem a professora Marcia Lisbôa como uma das orientadoras, e fala sobre as experiências de ensino de língua portuguesa e leituras fundadas na terceira geração dos estudos sobre os letramentos. Reunindo profissionais de diferentes redes municipais de ensino, como Itaboraí, Maricá e Niterói, Marcia contou como surgiu o projeto.

48520086341_b7fcb36f5b_z“Em um certo momento, relendo os trabalhos que eu tinha orientado pensei nessa possibilidade de fazê-los mais acessíveis aos outros professores, para que eles conhecessem essas experiências. São histórias muito significativas e importantes nesse processo de elaboração didática. Esse livro representa o impacto e a capilaridade do nosso programa nas salas de aula”, falou a professora da Faculdade de Formação de Professores, da UERJ.

O secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza esteve presente e falou do contentamento de ver professores do município participando do projeto. “Isso demonstra o quanto nossos profissionais são preparados e é muito importante que boas histórias sejam estudadas e compartilhadas para melhorar o desempenho dos professores e alunos”, disse Osório.

48520086851_c861f016a4_zAline Salucci Nunes, professora da Escola Municipal Promotor Luiz Carlos Caffaro, contou como foi fazer parte desse projeto. “Eu recebi o convite da professora Marcia, ela já estava com o projeto de fazer um livro sobre algumas pesquisas que ela tinha orientado, então ela procurou aquelas que tinham coisas em comum com o tema e fui uma das escolhidas”, explicou Aline, que teve como tema de sua pesquisa a sócio interação, onde analisou a fala e interação na sala de aula em atividades mediadas de leitura.

A coordenadora do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), Érika Felix falou sobre o livro. “Nós estamos realizando esse evento para lançar o livro no município como forma de valorização do trabalho dessas professoras que atuam na nossa rede e fazem um trabalho de excelência na área de língua portuguesa”, disse Érika, acrescentando que acreditar na educação continuada e realizar um trabalho de excelência na área educacional, no Brasil atual, é um ato de resistência.

Além de Aline Salucci e Marcia Lisbôa, o livro conta também com os autores Carlos Eduardo Ferreira da Silva, Cristiane Melo Alves, Gabriela Medela da Silva, Izabelle Cristina Siqueira Vieira Abboud, Marcela Martins de Melo Fraguas, Marlene Maria de Oliveira de Andrade, Vanessa Teixeira Ribeiro e Walkyria Monte Mór.

Por Larissa Bastos