Em 13 de agosto de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí amplia o acesso da população ao serviço de odontologia pelo SUS

48522405012_814d3f2676_zCustear um tratamento dentário requer, muitas vezes, altos investimentos por parte da população. E é justamente para dar este suporte que a Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue implantando o tratamento odontológico pelo Sistema Único de Saúde em várias Unidades de Saúde do município.

48522404292_ae447ac93b_zNeste mês de agosto, mais um local passa oferecer os atendimentos. A Unidade Básica de Saúde da Família Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro, que estava com o serviço odontológico interrompido há três anos, já está com o consultório odontológico funcionando e levando saúde bucal aos moradores da localidade. Os tratamentos dentários são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e estão disponíveis para adultos e crianças em todas as unidades de atendimentos.

O serviço é bem completo, se iguala a um atendimento particular. Faço meu tratamento e adoro. Aqui todos são muito atenciosos”, comentou a paciente Patrícia de Oliveira, 30 anos.

48522404442_46744d5711_zAgora o município possui 13 consultórios odontológicos, e por dia, atende em média, aproximadamente 15 pacientes em cada unidade, com uma média de quase quatro mil atendimentos por mês.

Quero que a população tenha os serviços que merecem, de qualidade e humanizado. Pouco a pouco estamos ampliando o serviço para melhor atender a nossos moradores”, afirmou o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza.

Saúde Bucal também nas escolas

Há também promoção de Saúde Bucal nas escolas, que são realizadas pelas equipes que prestam atendimentos aos alunos de até 14 anos. As atividades incluem: escovação dental supervisionada, atividades educativas e exame de classificação de necessidades de atenção clínica, para encaminhamento a tratamento individual. Os alunos identificados com necessidade de atenção clínica são encaminhados para tratamento na Unidade de Saúde mais próxima da sua residência.

48522234301_7aeceaf51d_zO conjunto de ações realizadas neste público-alvo tem objetivo de prevenir e reduzir a incidência e a velocidade de progressão das doenças bucais, principalmente a cárie e a doença periodontal, na gengiva”, disse a coordenadora do Programa Saúde Bucal, Cynthia Komatsu.

Para ter acesso aos atendimentos, os interessados devem procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência onde tem o cadastro, são elas:

Centro (Avenida Hermínio Moreira, s/nº);

Marambaia (Avenida Cabo José Rodrigues, s/nº);

Joaquim de Oliveira (Rua 22);

Areal (Avenida Carlos Lacerda);

Quissamã (Rua César Xará, s/nº);

Pachecos (Estrada RJ 114, km 13);

Bairro Amaral (Estrada de Itambi Visconde, quadra M, s/nº);

São José (Estrada São José, Praça Nuno Duarte, s/nº);

Cabuçu (Avenida Antônio Cícero, s/nº);

Ampliação II (Rua Miguel Ângelo Ximenes, lote 06, quadra 53);

Manilha (BR 493 – Km 0);

Itambi (Rua Rui Barsosa);

Nancilândia (Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/nº).

Por Marcely Figueiredo

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável