Em 13 de agosto de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Alunos da rede realizam visita pedagógica orientada pelo Centro Histórico da cidade

48522134321_6799e1d4a6_zAproximadamente 100 alunos da rede municipal de ensino participaram nesta última segunda-feira (12/08), de uma visita pedagógica orientada pelo Centro Histórico da cidade. O roteiro foi finalizando no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, por meio do Centro de Memória de Itaboraí.

Os estudantes do turno da manhã e tarde do 1º, 2º, 3º ano e o G4 da Escola Municipal Jorge Antônio Pinto de Araújo, no bairro do Retiro, guiados pela assessora pedagógica, Alexandra Barbosa iniciaram a visita pela Paróquia São João Batista, passando pela Praça Marechal Floriano Peixoto onde bateram um papo sobre a história da Praça e o período colonial. E ainda sobre a vida do Marechal Floriano e Salvador de Mendonça, finalizou o percurso no Palacete Visconde de Itaboraí, onde funciona a sede da Prefeitura.

Uma oportunidade onde os estudantes podem valorizar e reconhecer os patrimônios e ainda a história da nossa cidade. Sempre abordando o lado lúdico voltado para as faixas etárias”, afirmou Alexandra Barbosa.

48522303687_e1db725e40_zEm visita no Salão Nobre, os alunos puderam compartilharam de uma dinâmica recreativa onde conheceram um pouco sobre as profissões que atuam no poder público, despertando assim o interesse pela política e ainda identificando as expectativas de vida e sonhos. Puderam ainda conhecer e aprender na prática toda teoria aprendida em sala de aula, desenvolvendo assim, o conhecimento, construindo pensamento e socializando com o próximo.

Para aluna Ana Clara Costa, 7 anos, ver as imagens dos livros e as histórias da cidade e poder estar em alguns desses patrimônios como o Palacete é bem legal. “Penso em ser prefeita e cuidar da educação. Gostei muito do passeio e espero que a nossa escola faça outros”, afirmou Ana Clara.