Em 14 de agosto de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Programa Saúde na Escola leva informação a alunos da rede municipal

48530760482_81dc6f89df_zNa tarde da última terça-feira, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Padre Hugo Montedonio Rego, tiveram uma palestra sobre Diabetes e a importância da alimentação saudável. Essa atividade faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo (Sectur) e de Saúde.

A diretora da escola, Simone Coelho falou sobre o que motivou a direção a solicitar a visita dos profissionais de saúde para essa conversa. “Essa atividade foi fomentada por um aluno que estava faltoso e descobrimos que era por causa da diabete. A aprendizagem só existe quando faz sentido para gente, ter um aluno passando por isso na sala fez com que os colegas entendessem o quanto é importante se informar. E eles se envolveram, vai haver uma oficina ao final e uma degustação de alimentos saudáveis, é uma atividade rotineira, mas que a gente transformou em algo mais prazeroso”, disse Simone, acrescentando que atividades sobre saúde acontecem em toda a escola.

48530601471_7b9a1461d1_zA enfermeira e assessora do PSE, da Subsecretaria de Programas e Projetos da Sectur, Ana Reboredo explicou que o programa faz ações para levar informação e a prevenção aos estudantes. Essa articulação acontece através da estratégia Saúde da Família. “Conversei com a mãe do aluno que descobriu ser diabético, é muito importante ter esse diálogo entre a escola, o setor de saúde e a família. Ele estava desestimulado porque achava que ter diabete significava ficar longe da escola, não se alimentar e não é assim. Ele pode ter uma vida saudável dentro da escola, conviver com os colegas, fazer atividade física”, contou Ana.

Mãe do aluno Isac Bastisa, Alessandra Batista falou da descoberta da doença, de como seu filho tem lidado com ela e a importância da escola participar ativamente da vida dos estudantes. “Quando ele me comunicou, na semana passada, que a escola ia realizar uma palestra sobre diabete, achei muito interessante. Ele andou um tempo retraído, passou quase um mês sem vir para a escola. Estava bem debilitado, e o médico explicou que isso era devido à doença. É muito bom esse entrosamento com a escola, isso foi muito bom para ele. Só posso agradecer”, compartilhou Alessandra, dizendo que agora está se sentindo muito feliz em vê-lo motivado e alegre.

48530601646_c60319173e_zOs profissionais de saúde aproveitaram a ocasião para aplicar a primeira dose da vacina contra o HPV. Para as escolas municipais solicitarem palestras sobre diversos assuntos relacionados a saúde, como educação sexual, diabete, puberdade, gravidez na adolescência, higiene, entre outros temas é só entrar em contato pelo endereço eletrônico: saude.escola@itaborai.rj.gov.br, aos cuidados da enfermeira Ana Reboredo.

Por Larissa Bastos