Em 14 de agosto de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí realiza ação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol

48529742112_6f17269fb6_zA prefeitura de Itaboraí, por meio da Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha, realizou na manhã da última terça-feira (13/08), uma ação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol, que é comemorado anualmente no dia 8 de agosto. A ação teve como objetivo conscientizar e prevenir as doenças cardiovasculares.

A coordenadora da ação e enfermeira do equipamento Fernanda Lessa, relatou que é uma oportunidade de informar a população sobre as doenças vasculares que se encontra em nível elevado no município. “Importante disponibilizar o conhecimento e informação a população sobre o colesterol, pois é uma doença com alto fator de risco de morte e muitas pessoas não sabem. A prevenção é a melhor forma de se cuidar”, afirmou Fernanda Lessa.

Durante a programação foram oferecidos os serviços de verificação de pressão arterial, glicose e colesterol. E ainda orientações sobre as decorrências da doença.

48529742197_4b42ee40e9_zA enfermeira e professora do curso de enfermagem da Escola Técnica de Enfermagem – Tecnim, Danúbia Santos, palestrou sobre o tema “Combate ao colesterol abrace essa ideia” onde tirou dúvidas dos presentes, destacou orientações alimentares, a diferença sobre LDL colesterol e HDL colesterol e outros pontos. A aluna Rayanna Águiar, que participou da ação relatou a importância tanto do aprendizado na prática quanto do compartilhamento de informações sobre as questões do colesterol. “Importante manter as taxas do colesterol nos devidos lugares, para assim manter uma boa qualidade de vida e não se esquecer de ter uma boa alimentação. Fico feliz de poder aprender mais a cada dia, lidar com público não é fácil”, afirmou a estudante de Enfermagem.

“Muito bom ter essas pessoas que nos alertam sobre os riscos das taxas altas do colesterol. Seria maravilhoso se todas as Unidades de Saúde tivessem médicos e enfermeiros atenciosos e que fazem essas ações de prevenção, nos orientando. Muitos não conhecem, tem vergonha ou medo de algumas doenças, mas ter essas conversas e tirar nossas dúvidas ajuda muito. Hoje pude medir minha pressão e graças a Deus estava boa”, contou Norma da Silva, 51 anos, e usuária da policlínica.

48529585991_ff342d57da_zA Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, disponibiliza consultas com o médico cardiologista todas as terças-feiras (necessário ser marcado em uma das Unidades Básicas de Saúde da Família) e uma nutricionista que atende durante as terças, quartas e sextas-feiras com agendamento no próprio local.

O que é colesterol?

O colesterol pode ser considerado um tipo de gordura (lipídio) produzido pelo organismo, que desempenha funções essenciais como a produção de hormônio. Nosso sangue é composto por dois tipos de colesterol: o LDL, que é conhecido como ruim por entrar nas artérias, provocando seu entupimento; e o HDL, conhecido como bom, por retirar o excesso de colesterol das artérias, impedindo seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

LDL colesterol: Lipoproteínas de Baixa Densidade (LDL-c) – responsáveis pelo transporte de colesterol, produzido pelo fígado, para as células, onde serão utilizadas.
Se existir excesso de LDL-c na circulação, sem aproveitamento pelas células, aumenta o risco de aterosclerose (entupimento das artérias pela gordura). Por isso o LDL-c é chamada de “mau” colesterol.

HDL colesterol: Lipoproteínas de Alta Densidade (HDL-c) – responsáveis por retirarem o excesso de colesterol da circulação, levando de volta para o fígado. Por tal eficiência ele é considerado como “bom” colesterol. A função do HDL-c é carregar o colesterol de outras partes do corpo de volta para o fígado. O fígado, então, vai remover essa gordura do organismo. O fígado pode excretar ou reutilizar estas HDL-c.

Por Sabrina Peres

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    ©2020 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável