Em 22 de agosto de 2019 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí realizou 2° Circuito Pedalando Ita 2019

48600032557_d1d6cf88e5_zA Prefeitura de Itaboraí recebeu, com apoio de diversas secretarias e órgãos públicos e privados, no último domingo (18/08), o 2° Circuito Pedalando Ita 2019. O evento, que é um passeio ciclístico pela região itaboraiense, teve como objetivo promover a integração entre os participantes e o fortalecimento da atividade turística na cidade. Além disso, em 19 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Ciclista e foi comemorando no evento da melhor forma, pedalando.

O prefeito Dr. Sadinoel Souza, parabenizou o todos pelo evento e destacou a importância da prática esportiva como garantia de qualidade de vida. “Reunir as famílias em nossa Praça e os amantes do esporte em um evento como esse é o nosso intuito. Além de promover um momento de lazer, descontração e confraternização entre eles”, disse o chefe do executivo.

O Secretário Municipal de Trabalho e Renda, Kaito Rangel relatou sobre a importância de apoiar o Pedal na cidade. “Nossa preocupação é promover eventos educativos como esse. Visando o bem estar, qualidade de vida e o hábito de pedalar, que vem aumentando cada vez mais. Além disso, movimenta o comércio local e o turismo na região”, afirmou o secretário, agradecendo ainda a toda equipe organizadora do circuito e as demais secretarias, parcerias e a Polícia Militar por toda dedicação e empenho em oferecer um evento de qualidade a todos os participantes.

48600031207_7956ea7fd3_zO circuito foi dividido em dois níveis de dificuldade: médio, com 40 km e o difícil,  com 62 km. O percurso conteve diversas descidas e subidas, onde os participantes usufruíram de belas paisagens e ainda passou pelo Parque Paleontológico, em São José, um dos pontos turísticos da cidade. As rotas conduziram os ciclistas para as regiões sul e leste do município, passando pelos bairros de Nova Cidade, Calundu, Badureco, Largo São Sebastião, Cabuçu, São José, Curuzu, Itapocorá, Monte Vidil, Pachecos, Perobas, Picos e Quissamã.

48600030547_bc7818fec9_zPara o ciclista Carlos Henrique Gomes, que atua na área do pedal há 25 anos, é muito bom ver a cidade evoluindo na questão do ciclismo. “Como é maravilhoso receber novamente o circuito muito bem organizado como esse em nossa cidade, fico feliz mesmo. Espero que o ciclismo seja cada vez mais valorizado em nosso município. Todo esporte tem a sua importância”, afirmou Henrique que também é professor de Jiu Jitsu do Projeto “Lutando pela Esperança”, que acontece no bairro da Reta.

A Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, foi o ponto de encontro dos centenas de ciclistas que participaram do evento. Aproximadamente 20 municípios foram representados no circuito e diversos grupos de ciclismo como o Pedalando, Pedaleiros, Xi-Mano, Gallo, Itaboraí Bike Club, Pedalada, entre outros se fizeram presentes. Além disso, a equipe de artesãos do Projeto Arte na Praça, realizada por meio 48600158047_7eee7ccdcc_zde uma parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e do Departamento de Posturas estave presente expondo seus trabalhos e serviços.

Na ocasião, foram sorteadas seis bikes MTB aro 29 e brindes para os inscritos.

Determinado pelo Projeto de Lei da Câmara (PLC) 76/2017, aprovado pelo Plenário, foi decretado que 19 de agosto é o Dia Nacional do Ciclista, como iniciativa de promover a paz no trânsito, uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável. Ressaltando ainda a importância do convívio harmônico entre motoristas, ciclistas e pedestres, além de consistir na reflexão sobre a importância da bicicleta como meio de transporte do futuro, ao poupar energia, e como meio de promoção da saúde.

Por Sabrina Peres

• Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí